Portal Notícia

  • 04/10/2018 14:52:00
  • 04/10/2018 14:53:00
  • ANA GABRIELLA REGIS

Alunos de Pedagogia realizam visitas técnicas em Araguatins

Aula de campo contou com visitas ao lixão, aterro sanitário e estação de tratamento de água do município



Com os conhecimentos adquiridos, alunos terão base para novas discussões sobre saneamento no decorrer da disciplina de Educação e Meio Ambiente (Fotos: Arquivo pessoal).

 

Acadêmicos do 8º período do curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) - Câmpus Araguatins tiveram a oportunidade de adquirir conhecimento prático dos conteúdos ministrados em sala de aula pela professora Vânia Ramos, que leciona a disciplina de Educação e Meio Ambiente. Cerca de 20 alunos realizaram visitas técnicas ao lixão, aterro sanitário e estação de tratamento de água do município sob orientação da docente.

 

A aula de campo, realizada no último dia 29, teve como principal objetivo mostrar na prática as discussões sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e as Diretrizes Nacionais para o Saneamento Básico. Durante a visita ao lixão e aterro sanitário foram apresentados os processos de acondicionamento dos resíduos sólidos urbanos e os procedimentos técnicos aplicados em sua destinação final, o que deu base para os alunos compararem a eficiência dos dois sistemas de deposição final do lixo.

A visita à estação de tratamento de água do município trouxe uma nova perspectiva aos alunos sobre a realidade do saneamento básico de Araguatins. “Alguns acadêmicos não conheciam a realidade local, principalmente os que vieram de fora para estudar em Araguatins. A ideia da visita foi inspirada pelos próprios alunos, que levantavam muito as questões de saneamento em sala de aula e tiveram o desejo de ir além da discussão para uma aula prática”, conta a professora Vânia

 

Iana Thaynara de Oliveira é aluna do 8º período do curso de Pedagogia e participou da visita. Para ela, o conhecimento mais aprofundado sobre questões ambientais como o saneamento é um grande aliado para a carreira dos profissionais em Educação. “A questão ambiental está sendo bastante debatida atualmente. Vemos que o planeta pede socorro e conhecer essa realidade nos ajudou a perceber o que é preciso fazer para mudar essa situação. Acredito que a sala de aula é o lugar onde podemos transformar a consciência das pessoas em relação ao meio ambiente”, afirma.

A visita se deu com o apoio institucional da Unitins, por meio do diretor do Câmpus, Remy Viana, e da coordenadora do curso, Luizinha Almeida de Moraes, além de parceria com a Prefeitura Municipal de Araguatins e seus órgãos ambientais, representados por Luís Felipe Galdioso, superintendente do Serviço Municipal de Saneamento (Semusa) e José Coimbra, secretário municipal de Meio Ambiente.

 

A visita técnica terá continuação em um momento de socialização em sala de aula, em que representantes de órgãos ambientais da região participarão de discussões sobre a destinação de resíduos sólidos e saneamento básico com os alunos da disciplina no próximo dia 16 de outubro.

 

 


© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação