• 12/09/2018 17:26:00
  • 13/09/2018 14:07:15
  • LOUARNA ABREU SÁ

Professor e acadêmicos da Unitins participam de Congresso de Entomologia no Rio Grande do Sul

O XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia e o X Congresso Latino-Americano de Entomologia aconteceram durante a ExpoGramado

O professor doutor Efrain de Santana Souza e os alunos Gabriel Duarte de Oliveira e Victor Hugo Ribeiro Rocha, do curso de Engenharia Agronômica/Câmpus Palmas da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), participaram do XXVII Congresso Brasileiro de Entomologia e do X Congresso Latino-Americano de Entomologia, eventos realizados no Rio Grande do Sul no recinto da ExpoGramado neste mês de setembro pela Sociedade Entomológica do Brasil (SEB) em parceria com a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Os acadêmicos são orientandos do professor doutor Efrain de Santana Souza . No evento, Gabriel Duarte apresentou dois trabalhos através de banners e de forma oral: “Eficácia de eventos geneticamente modificados que expressam Bt em milho frente ao ataque de Spodoptera frugiperda” e “Avaliação de resistência de genótipos de soja à Bemisia tabaci (Genn.) Biótipo B (Hemiptera: Aleyrodidae)”, levando suas experiências e resultados de pesquisas desenvolvidas na universidade. “Apresentei dois trabalhos relacionados a pragas, chegando à conclusão que a maioria dos cultivares disponíveis no mercado já estão se tornando inaptos”, explica Gabriel.

Segundo ele, o interesse pela área de entomologia, além do gosto natural, é despertado pelo mercado que é amplo e já estabelecido, apesar da concorrência, sendo uma área clássica do curso de Engenharia Agronômica.

O professor Efrain também contribuiu com a disseminação de conhecimento no evento levando três pesquisas: Estudo da Viabilidade Econômica do Manejo Integrado de Pragas em Feijoeiro no Sudoeste Paulista (Safra 2015/16); Variable Leveis of Resistance of Soybean Genotypes on the Perfomance of Euschistus heros (Hemiptera: Pentatomidae) e Manejo integrado de pragas na soja e seus reflexos na redução de custos e estabilidade fitossanitária.

O professor doutor Efrain de Santana Souza em sua apresentação (Foto: arquivo pessoal)

O evento, que tinha como tema “Ciência a serviço da saúde, agricultura e ambiente”, possibilitou uma ponte de oportunidades de convivências, inovações, discussões e troca de experiência, como afirma Efrain de Santana Souza. “O que pudemos trazer desse congresso foi a atualização profissional, contato com outros profissionais da área, sendo eles professores, estudantes de pós-graduação, pesquisadores e empresários, assim como a troca de experiências”, arremata.