• 01/08/2018 17:43:00
  • 01/08/2018 17:57:32
  • Thalia Cristina da Silva Batista

Relações interpessoais, saúde mental e gestão de sala de aula são temas de rodas de conversa durante Semana Pedagógica

Rodas de conversas reuniram dezenas de professores dos quatro Câmpus da Unitins

Os docentes da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) que estiveram presentes na Semana Pedagógica 2018/2 participaram na tarde da terça-feira, 31, de rodas de conversas em que puderam compartilhar experiências e práticas de aprendizagem, no Câmpus Graciosa - Prof. Ruy Rodrigues (Câmpus de Palmas).

Uma das rodas de conversas teve por tema Relações Interpessoais na Educação, tendo como mediadora a Prof.ª Irenides Teixeira,  coordenadora do curso de psicologia do Ceulp/Ulbra. Ela iniciou sua vida acadêmica na Unitins, bem como sua carreira como professora e comentou que “receber esse convite pra mim é muito significativo, pois tenho muito orgulho dessa instituição que me abriu as portas à paixão pela docência”.

Durante a roda de conversa foram levantadas questões como a necessidade de estabelecer vínculos com os alunos de uma forma saudável, que não interfira na relação de autoridade professor-aluno.

Roda de conversa com a professora  Irenides Teixeira, sobre saúde relações interpessoais. (Foto: Cristian Rerison /Ascom Unitins)

“Precisamos manter uma relação de afeto e ao mesmo tempo estabelecer o limite de intimidade dessa relação. Como administrar esse vínculo? Esse vínculo extrapola os muros da universidade e saber administrar essa relação traz para nós o desafio de como trabalhar nesse contexto de uma forma que o professor possa se proteger, ter qualidade de vida e ao mesmo tempo empatia à situação do acadêmico, mas sem perder sua autoridade e respeito”, destacou Irenides.

Para a professora Jane Guimarães, do curso de Letras do Câmpus de Araguatins, “levantar esse debate é essencial para nossa carreira a fim de entender melhor qual nível respeitoso que essa relação deve ser, que entenda as peculiaridades de cada aluno mas ao mesmo tempo saiba reconhecer o limite que a relação deve ter a fim de se manter um vínculo saudável”.

A tarde contou ainda com a roda de conversa intitulada “Gestão de sala de aula e prática docente” e conduzida pelo professor Paulo Bonfim, conhecido por “Diamante Negro”. Para ele, a metodologia de roda de conversa propicia os relatos das experiências vividas em sala de aula, ouvindo as várias opiniões e, consequentemente, os variados pontos de vistas dentro da sala de aula.

“Aproveitamos para reforçar alguns pontos básicos que o docente precisa fazer em sala de aula, foi muito interessante pois compartilhamos vários pontos de vistas, metodologias aplicadas, práticas docentes que enriqueceram a todos através de uma troca”, ressaltou.

Roda de conversa com professor Paulo Bonfim sobre gestão em sala de aula e práticas docentes. (Foto: Cristian Rerison /Ascom Unitins)

Sobre a roda de conversa, Renata de Sales, professora do curso de Enfermagem no Câmpus de Augustinópolis, disse que “escutar outros colegas que são mais experientes na área, com essa troca de relatos, amplia nosso conhecimento e aprimora nossas táticas de educação”.

A roda de conversa mediada por Ulisses Franklin Carvalho, psicólogo educacional no Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (NAPE) da Unitins, debateu o tema Prevenção e cuidado em saúde mental.

Segundo o palestrante, quanto à importância de debater saúde mental entre os docentes, “ser professor exige uma série de habilidades. São atribuições que acabam em médio e longo prazo provocando várias inseguranças e problemas psicoemocionais que precisamos trabalhar a fim de melhorar, em conjunto, a qualidade de vida do docente e, em consequência, o processo ensino-aprendizagem dentro da Unitins”.

Roda de conversa com psicologo educacional, Ulisses Carvalho sobre saúde mental. (Foto: Cristian Rerison /Ascom Unitins)