Portal Notícia

  • 01/08/2018 09:07:00
  • 01/08/2018 17:12:55
  • Ruy Bucar

Rodas de conversa discutem tecnologias de aprendizagem e estímulo à melhoria pessoal e profissional

No total foram quatro rodas de conversa que aconteceram simultaneamente no Câmpus de Palmas



Roda de conversa com o analista de sistema Glauko Carvalho, aplicativo lousa digital que dispensa quadro e pincel (Foto: Cristian Rerison /Ascom Unitins)

 

Roda de conversa com o professor Cláudio Monteiro, você pode fazer melhor? (Foto: Cristian Rerison /Ascom Unitins)

 

 

A Semana Pedagógica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) teve continuidade na tarde desta terça-feira, 31, com rodas de conversa sobre relatos de experiência e práticas de aprendizagem. As atividades aconteceram no Câmpus Graciosa - Professor Ruy Rodrigues, em Palmas. No total foram quatro rodas de conversa que aconteceram simultaneamente. Confir abaixo sobre duas delas:

 

Você pode fazer melhor?

Esse Foi o tema da conversa com o professor Cláudio Castro Monteiro, do Instituto Federal do Tocantins (IFTO), que provocou os participantes a repensarem suas práticas pedagógicas. Cláudio, que se considera um explicador, fez uma reflexão sobre os desafios de ser professor. Segundo ele, o mais difícil é conseguir encantar o aluno. “Não se pode ser professor sem gostar do que faz”, declarou o debatedor indicando o caminho para se alcançar isso, gostar do que faz.    

O professor, que atua na área de tecnologia observa que o avanço tecnológico tem favorecido a educação, mas adverte que pode ser um problema quando não acompanhado de orientação do que usar.  “Se você não usar a tecnologia de forma adequada e devidamente dimensionada, pode virar um problema, hoje existe uma gama tão grande de opções que é difícil para o professor e para o aluno escolher”, ressalta Monteiro, apontando que é função do professor orientar os alunos nestas escolhas.

 

“Estou gostando bastante desta formação que é a primeira para professores de ensino superior que a Unitins está oferecendo, com uma temática que chama bastante atenção que são as metodologias ativas, neste sentido a provocação do professor Cláudio nos ajuda a repensar nossas práticas em sala de aula”, declara Vânia da Silva Ramos, professora do curso de Pedagogia do Câmpus de Araguatins.

 

Tecnologias de Aprendizagem​

Quem também está bastante motivada com os debates sobre práticas de aprendizagem é a professora Katiana Gomes Gonçalves, do curso de Enfermagem do Câmpus de Augustinópolis, participante da Roda de Conversa sobre Tecnologias de Aprendizagem. “Foi muito produtivo poder conhecer mais sobre ferramentas que possam melhorar a relação entre o professor e o aluno no desenvolvimento de pesquisas”, ressalta a docente, que faz questão de elogiar a programação da Semana Pedagógica que segundo ela, está sendo bastante instrutiva.

 

Para o professor Glauko Silva Carvalho a roda de conversa serviu para repassar informações sobre aplicativos que podem ser úteis como ferramentas que ampliam as possibilidades educacionais. “Trabalhei alguns aplicativos de interatividade entre alunos e professores, falamos sobre algumas estratégicas metodológicas da tecnologia dentro da sala de aula e fizemos ainda demonstração de algumas ferramentas que podem ajudar os professores em sala de aula!”, explica o professor, informando que apresentou ainda a lousa digital que o professor pode compartilhar pelo celular, podendo colocar de lado o quadro e o pincel, garante.

 

Semana Pedagógica

A Semana Pedagógica que busca oferecer aperfeiçoamento aos professores também promove uma maior integração dos docentes da instituição. Participam professores de todos os Câmpus da Universidade – Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas – durante três dias de atividades que contou com palestras, rodas de conversa, workshop e apresentação de relatos de experiências.  

 


© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação