• 30/05/2018 10:36:00
  • 30/05/2018 11:26:36
  • Ana Cássia Costa

Unitins visa potencialização dos conceitos institucionais através da implantação do NAIMC

O Núcleo articulará ações nas esferas acadêmicas e administrativas objetivando, dentre outros, a melhoria do IGC institucional através de práticas que instituam e promovam ciclos de melhoria contínua

NAIMC divulga ações do Núcleo para elevar conceito da Unitins
NAIMC divulga ações do Núcleo para elevar conceito da Unitins (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), com objetivo de estabelecer processos que promovam a melhoria contínua e articulada de suas ações, atribuiu nova nomenclatura e objetivos ao setor responsável por articular procedimentos que possibilitem o alcance dos objetivos supracitados através da institucionalização do Núcleo de Articulação Institucional e Melhoria Continua (NAIMC), que substitui o Núcleo de Articulação Institucional e Melhoria do IGC. A Unitins reforça e consolida seus anseios de, num curto período de tempo, elevar as conceituações e índices que expressam qualidade na prestação de serviços de excelência nas ações institucionais.

A mudança de nome reforça o papel do NAIMC na instituição, bem como suas ações a fim de conceituar com excelência a Universidade. As ações e atividades propostas e implantadas pelo antigo NAI continuam em andamento, ao passo que novas estratégias estão sendo configuradas para que se potencialize as dimensões abrangidas pelo NAIMC.

Durante o semestre 2018/1, o Núcleo tem concentrado esforços na promoção de ações que envolvam o Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade). O ano de 2018 constitui o período de abrangência dos cursos de Administração e Administração Pública, Ciências Contábeis, Direito e Serviço Social. Esses cursos deverão inscrever seus discentes que estão aptos à realização do Exame.

Ainda no primeiro semestre de 2018, docentes e articuladores do Enade participaram do “Whorkshop para Elaboração de Itens do Enade”, evento promovido pela Unitins em parceria com a Lupa Consultoria. Nesse encontro, todos os agentes envolvidos com o Enade puderam compreender a relevância deste Exame para os conceitos institucionais e perceberam a importância de cada colaborador no preparo do discente que representará a Unitins na prova.

Os coordenadores e articuladores que puderam participar do workshop, e se capacitaram quanto às ações emergenciais a serem implantadas individualmente nos cursos, elaboraram um “projeto de ações para o Enade”.  O NAIMC, desde o início do mês de maio, tem recebido dos coordenadores os referidos projetos contendo, sobretudo, as ações pontuais que vem sendo desenvolvidas junto aos discentes. A proposta no Núcleo é promover a sistematização dos documentos, identificando fragilidades e potencialidades para que, de forma estratégica e planejada, possa sugerir às coordenações novas ações, programas e atividades que alcancem de forma completa e irrestrita os objetivos institucionais.

O eixo central de atuação do NAIMC consiste nas atividades articuladas que envolvem direta e indiretamente o Enade. Entretanto, o Núcleo expande suas ações em outros seguimentos que também determinam e influenciam os conceitos institucionais tais como o Conceito Preliminar de Curso (CPC), o Índice de Diferença de Desempenho Esperado e Alcançado (IDD) e o Índice Geral de Cursos (IGC). Todos esses indicadores, acrescidos do conceito Enade (CE), externalizam a conceituação da Unitins

De acordo com a equipe constituinte do Núcleo, o NAIMC garante a continuidade das ações propostas pela Universidade almejando a melhoria contínua de seus índices. A proposta de institucionalização do Núcleo evidencia à toda comunidade acadêmica e sociedade a soma de esforços empenhados diuturnamente pela nova gestão da universidade, expressando seu comprometimento em elevar a Unitins aos mais significativos indicadores de qualidade da educação superior.

Nova fase

O Núcleo de Articulação e Melhoria Contínua foi institucionalizado em 23/05/2018 e sua equipe nomeada no Diário Oficial do Estado do Tocantins.

O NAIMC funciona na sede administrativa da Unitins, na quadra 108 Sul em Palmas, e atende através do e-mail naimc@unitins.br e telefone (63) 3218-2961.