• 17/05/2018 12:19:00
  • Ana Cássia Costa

Unitins participa da comemoração dos 15 anos da UFT

Aniversário de 15 anos da UFT foi marcado pelo lançamento do selo comemorativo

Unitins compõe tribuna de honra no aniversário da UFT
Unitins compõe tribuna de honra no aniversário da UFT (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) esteve representada na cerimônia de comemoração dos 15 anos da Universidade Federal do Tocantins (UFT) na noite desta quarta-feira, 16. Embrionária no processo de nascimento da Federal, a Unitins faz parte da história da criação da aniversariante que comemorou com orgulho sua existência.

“Eu percebo que a Unitins deu uma base de sustentação para o processo de implantação da UFT. Acredito que se não tivesse aquele movimento de estruturação dos cursos, de início dos câmpus, a UFT teria muito mais dificuldade em ter originado a grande universidade que é hoje. E é um movimento gradativo. Teve a política de federalização que aconteceu em várias universidades do Brasil, não só na Unitins, que nesse caso teve muito êxito. E é bom ressaltar que a Unitins não morreu com a federalização da UFT. A Unitins conseguiu se reorganizar dentro do seu espaço e hoje é também uma instituição estruturante do nosso Estado e importante para várias cidades”, declarou o reitor da Unitins, professor mestre Augusto Rezende.

O reitor foi convidado a compor a tribuna de honra do evento, pela representação da Unitins na história da UFT. Para Augusto Rezende, a UFT e a Unitins se complementam na geração de conhecimento, pesquisa, inovação e nos projetos de extensão. Esteve acompanhado dele, o pró-reitor de Graduação, Fred Newton da Silva Souza.

Um dos destaques da noite ficou por conta do lançamento do selo comemorativo, pelos Correios, em alusão aos 15 anos da UFT. Houve apresentações das atléticas dos cursos, do Coral da UFT, delegações dos sete câmpus da Universidade, vídeo institucional e a participação de dois representantes do movimento S.O.S Unitins, que resultou no processo de criação da UFT.

Desde o ano de 2003, ano de sua criação, a UFT já formou mais de 15 mil profissionais.

Reitor da Unitins (e) conversou com o reitor da UFT (d), Luís Eduardo Bovolato
Reitor da Unitins (e) conversou com o reitor da UFT (d), Luís Eduardo Bovolato (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)

Pró-reitor de Graduação, Fred Newton Souza, acompanhou o reitor.
Pró-reitor de Graduação, Fred Newton Souza, acompanhou o reitor. (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)