• 27/03/2018 11:01:00
  • 27/03/2018 16:13:29
  • Ana Cássia Costa

Ex-reitora da Unitins é homenageada com escola de Palmas em seu nome

Amigos e familiares de Elizângela Glória Cardoso prestigiaram a inauguração de escola que a homenageia.

Escola tem estrutura e projeto pedagógico modelo (Foto: Lia Mara/Secom)

A Escola Estadual de Tempo Integral Elizângela Glória Cardoso foi inaugurada na noite desta segunda-feira, 26, pelo governador Marcelo Miranda. Um momento de muita emoção que contou com a presença de centenas de pessoas entre alunos, professores da Educação, comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), secretários de Estado, deputados e lideranças políticas da Capital e do interior.

“Hoje é um dia de homenagem a nossa querida Elizângela, uma mulher tão importante na vida de todos. Queríamos agradecer a família dela que está presente, ao carinho comigo e com a Dulce. Seu Lázaro, pai da Elizângela que é um homem de bem, honrado e trabalhador. À dona Ivonete, mãe. Eliane, Leidiane e Domingos, seus irmãos. À família Unitins que teve a oportunidade de conviver com essa menina, às pessoas que gostavam da Elizângela. Eu quero lembrar que ela deixou um legado para que tenhamos coragem de enfrentar todas as adversidades”, disse o governador em seu discurso, ao lembrar que a professora homenageada é exemplo daqueles que dedicam a vida para uma nação melhor.

Ao citar uma frase muito dita pela ex-reitora da Unitins, Marcelo Miranda lembrou suas principais conquistas na educação. “Ela dizia que a educação transforma e se foi, mas deixou marcas da sua história, sendo a mais importante delas a lei que transformou a Unitins em Universidade Estadual do Tocantins”, lembrou.

A mãe da professora homenageada, Ivonete Glória Cardoso, declarou estar muito emocionada e agradecida pela homenagem feita à filha. Ao agradecer aos parentes, amigos e conterrâneos da cidade de Santa Tereza do Tocantins, a mãe afirmou ser grata a Marcelo e Duce Miranda por homenagearem sua filha, que lutou pela educação no estado e de fato buscou a transformação através da educação. “Diante da saudade eterna e profunda, só nos resta lutar e são vocês que nos ajudam a fortalecer e dar continuidade a essa luta. Os amigos que ela fez, são nossos amigos”, finalizou.

A reitora da Unitins, Suely Quixabeira, destacou que é merecida a homenagem pela história de vida da Elizângela. “Como assistente social ela sempre militou em defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes e como professora na Universidade ela sempre lutou pela educação pública e de qualidade. Parabenizo o governador por essa atitude de homenagear a Elizângela, ela nos representa enquanto professora, enquanto pessoa que sempre lutou pela educação no Estado do Tocantins”, finalizou.

História

Elizângela Glória Cardoso foi assistente social efetiva da Secretaria Estadual de Saúde e professora na Unitins desde 2009. Foi a primeira coordenadora do curso de Serviço Social eleita na instituição, atuou na defesa dos direitos da criança e do adolescente e especializou-se pelo Instituto Sírio Libanês. Na sua trajetória como reitora da Unitins, cargo que assumiu em 2015, teve grandes conquistas na educação superior. A mais importante delas foi a transformação da Unitins em uma autarquia de regime especial, a Universidade Estadual do Tocantins. Foi na sua gestão também que inaugurou-se o prédio próprio do Câmpus de Palmas e a Central Analítica de Pesquisa Agroambiental (Cepam) na Agrotins, alavancando a pesquisa no Estado.

A ex-reitora veio a falecer em junho de 2017 após travar uma batalha pela vida contra um câncer.

Elizângela deixou na história sua marca de força, fé e simplicidade ao acreditar e defender a educação superior pública, gratuita e de qualidade.

(Foto: Lia Mara/Secom)