• 22/12/2017 21:14:00
  • 23/12/2017 10:48:09
  • Charlyne Sueste

Governador sanciona novo Estatuto da Unitins

Com a sanção, a normativa superior da universidade entra em vigor

Reitora Suely Quixabeira destaca novo momento vivido pela universidade desde sua transformação em autarquia. (Foto: Ademir dos Anjos)

O governador Marcelo Miranda sancionou o novo Estatuto da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) nesta sexta-feira, 22, conforme Decreto nº 5759, que trata da aprovação e traz a normativa em anexo, publicado no Diário Oficial do Estado. Com a sanção, a normativa superior da universidade entra em vigor.

O novo Estatuto se fez necessário com a transformação da Unitins em autarquia de regime especial, em julho de 2016. Para a elaboração do documento de forma participativa, a Unitins instituiu comissões ainda no ano passado, com representantes dos diferentes segmentos da comunidade acadêmica e de todos os Câmpus – Araguatins, Augustinópolis, Dianópolis e Palmas.

Desde então, com o objetivo de construir uma normativa democrática e condizente com a realidade do ensino superior no país e no Tocantins, membros dessas comissões visitaram e fizeram pesquisas online em universidades renomadas no Brasil, como Unicamp, USP, UnB entre outras.

Considerando a importância dessa normativa, a reitora da Unitins, Suely Quixabeira, afirma que a aprovação e a sanção do novo Estatuto marcam esse novo momento da universidade e demonstram o cuidado e o reconhecimento do Governo do Estado com o ensino superior público de qualidade.

“Vivemos um momento muito importante para a Universidade desde a sua transformação em autarquia. Nós tínhamos essa responsabilidade e agora conseguimos aprovar o nosso Estatuto, que é a normativa maior da Unitins, um documento que vai balizar todas as ações da Universidade, apresenta a estrutura das nossas unidades e toda a estrutura didática-pedagógica”, destaca Suely Quixabeira.

Antes de ser enviado para sanção do governador, o novo Estatuto foi aprovado integralmente pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) e pelo Conselho Universitário (Consuni), que expediu a Resolução 013/2017 encaminhando a normativa para sanção do Chefe do Poder Executivo.