• 18/08/2017 15:34:00
  • 18/08/2017 16:13:48
  • Josiane Mendes

Colação de grau em gabinete pode ser requerida de forma simples e rápida

Ao concluir todas as disciplinas do curso de graduação, o desejo de qualquer acadêmico é receber de imediato o diploma e seguir rumo à nova fase da vida profissional. Por motivos diversos, nem sempre é possível colar grau com a turma, em uma solenidade oficial com toda pompa e rigor que merece. Para casos como esses, a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) oferta de forma gratuita a colação de grau em gabinete.

Para ter acesso a essa colação, o acadêmico deve estar integralizado junto à matriz curricular do seu curso, ou seja, ter cumprido todas as disciplinas e carga horária. Ele então acessará o I-Protocolo e fará a solicitação. A resposta se está apto ou não é enviada pela Secretaria Acadêmica.

O secretário acadêmico Claudemir Fernandes explica que a cerimônia é simples e rápida, não sendo obrigatório o uso de traje acadêmico especial (beca). Os concluintes farão o juramento, assinarão a ata de colação de grau e receberão o certificado de outorga de grau. As cerimônias acontecerão sempre na última quinta-feira de cada mês, na sede administrativa, em Palmas, e são válidas para acadêmicos de cursos presenciais de todos os câmpus e também de educação a distância (EAD). A próxima solenidade de colação de grau em gabinete ocorrerá no dia 31 de agosto, a partir das 15 horas, e contará com cerca de 50 concluintes de diversos cursos.