• 19/07/2017 18:21:00
  • 27/07/2017 13:23:46
  • Charlyne Sueste

Governo disponibiliza R$ 11 milhões para Câmpus da Unitins no Bico do Papagaio

Do total de R$ 146,7 milhões autorizados pela Assembleia Legislativa, R$ 11 milhões são para Unitins

Reitora Suely Quixabeira destaca valorização e atenção do governador com a Unitins (Foto: Raimundo Nonato/Ascom/Unitins)

O governador Marcelo Miranda sancionou a lei nº 3.243 que trata de empréstimo com o Banco do Brasil, destinando R$ 11 milhões do total contratado para construção dos Câmpus da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) na região do Bico do Papagaio, extremo Norte do Estado.

Os Câmpus da Universidade nessa região têm, atualmente, 832 alunos matriculados nos cursos de Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Tecnólogo de Gestão de Agronegócio, Letras e Pedagogia, acadêmicos oriundos do Tocantins e de outros Estados, como Maranhão e Pará, que fazem divisa coma região do Bico. Com a disponibilização do recurso a Universidade e a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinfra) trabalhão para a construção de sedes próprias.

Desde 2015, o Governo do Estado vem atuando para melhorar a qualidade do ensino na Unitins e sanar seus problemas. Nesses dois anos e meio muito já foi feito. O governador aumentou os recursos financeiros para a Unitins visando atender os câmpus do Bico do Papagaio e da região Sudeste, em Dianópolis, inaugurou obras como os laboratórios do Centro de Ciências Agrárias (CCA), localizado na Agrotins, inaugurou o Câmpus da Unitins em Palmas, destinou recursos para estruturação dos câmpus e com aporte de emendas parlamentares estruturou bibliotecas, laboratórios de informática e entregou mobiliários novos em Araguatins e Augustinópolis.

“Com esses R$ 11 milhões a Unitins ganha e a sociedade também. Desde o começo dessa gestão, o governador Marcelo Miranda vem demonstrando cuidado com a Unitins, e agora mais uma vez ele nos honra com esse recurso. A Unitins no Bico do Papagaio atende a mais de 800 estudantes, são mais de 800 famílias beneficiadas diretamente com qualidade do ensino da Universidade pública e gratuita. Então nós recebemos essa notícia com muita alegria, e agora vamos trabalhar para garantir os recursos da construção da sede própria também na região Sudeste, em Dianópolis, onde nós já ganhamos o terreno”, destaca a reitora Suely Quixabeira.

Para Gean Coelho, acadêmico do 8ºperíodo do curso de Direito, a construção do Câmpus na Região do Bico será muito positiva. Ele mora em Axixá e faz faculdade em Augustinópolis. “A Região do Bico do Papagaio é muito carente, o povo daqui é carente, necessitado, e depois que a Unitins foi implantada aqui muitas pessoas de famílias de baixa renda tiveram a oportunidade de fazer uma universidade, e melhor ainda fazer um curso de qualidade numa faculdade pública. A construção do câmpus será muito proveitosa e não teremos mais preocupação com mudança de endereço da Unitins porque agora teremos sede própria, um local fixo”, comemora o aluno.

Quem também celebrou a notícia foi a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Gisele Padilha. “É um sentimento de muita felicidade, fico até sem palavras. A constituição da Unitins na região já foi recebida como um marco de valorização, dando mais chances dos moradores do Bico adentrarem no Ensino Superior. Agora a construção de uma sede própria vai solidificar, concretizar o sonho da gente. Isso vem engrandecer a região e o Estado como um todo. Agradecemos ao governador por essa atenção valorizando o ensino superior”, completa a coordenadora.