Logo Unitins Pesquisa
Símbolo Unitins
Pesquisa

Grupos de pesquisa

 Grupo de Pesquisa é a denominação atribuída ao grupo de pesquisadores e estudantes que se organizam em torno de uma ou mais linhas de pesquisa de uma área do conhecimento, com o objetivo de desenvolver pesquisas científicas.

Os grupos de pesquisa fornecem ferramentas importantes para desenvolver habilidades de estudantes dentro do mundo acadêmico, a partir de conceitos de colaboração e de coletividade, você pode fazer parte de um grupo de pesquisa desde o Ensino Médio. Do mesmo modo, estudantes de graduação e pós-graduação podem fazer parte.

O cadastro de um grupo de pesquisa no DGP é feito por intermédio da instituição que o abriga. O Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil constitui-se no inventário dos grupos de pesquisa científica e tecnológica em atividade no país. 

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) define Grupo de Pesquisa (GP) como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças; no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa; cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário); e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos. 

 

Procedimentos para criação e certificação de Grupos de Pesquisa

Como solicitar a criação e certificação de um Grupo de Pesquisa

A solicitação para criação e certificação de grupo de pesquisa deve ser enviada via e-mail para dpi@unitins.br ou pelo sistema de gestão de documentos – SGD.

As submissões para criação e certificação dos grupos de pesquisa podem ser enviadas em qualquer período do ano e serão analisadas de acordo com o calendário de reunião da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG).

 

Prazos

Fluxograma de prazos para criação e certificação de Grupos de Pesquisa.

 

Carga Horária

Os grupos de pesquisa certificados junto à Diretoria de pesquisa garantem ao docente-pesquisador/líder a atribuição de carga horária semanal para a prática científica Institucional de estímulo à produção científica.

 

Requisitos

Todos os participantes (pesquisadores, estudantes e técnicos) devem ter seus currículos cadastrados e atualizados na plataforma Lattes;

Para a certificação, é recomendado que o grupo NÃO apresente nenhuma das atipicidades previstas pelo CNPq: 

  1. Grupo unitário (formado por apenas 1 pesquisador);
  2. Grupo sem estudantes;
  3. Grupo sem técnicos;
  4. Grupo com mais de 10 linhas de pesquisa;
  5. Grupo onde o lider não seja doutor;
  6. Grupo sem doutores no conjunto de pesquisadores;
  7. Pesquisadores que participam de 4 (quatro) ou mais grupos;
  8. Estudantes que participam de 2 (dois) ou mais grupos;
  9. Grupos cujos títulos se assemelhem aos já existentes na instituição.

 

Análise para certificação de Grupo de Pesquisa

As propostas de criação e certificação dos Grupo de Pesquisa serão recebidas pela Diretoria de Pesquisa e encaminhadas para o Comitê Técnico-Científico Institucional (CTCI) para análise e emissão de parecer, que será encaminhado para deliberação da Câmara de Pesquisa e Pós-Graduação (CPPG);

Após a certificação do grupo junto ao DGP, o líder deve manter as informações do grupo sempre atualizadas.

O líder do grupo deverá apresentar no prazo de 6 (seis) meses, ao menos um projeto de pesquisa para institucionalização na Diretoria de Pesquisa (DP). Para tanto, deve seguir os prazos estabelecidos pela Instrução Normativa Consuni nº 002 e 003 de 23 de setembro de 2010.

 

Alterações

O Líder de grupo de pesquisa certificado pela Unitins, deverá solicitar à Diretoria de Pesquisa qualquer alteração relativa à execução do grupo acompanhada da devida justificativa, devendo ser autorizada pela CPPG antes de sua efetivação.

 

 


Informações mais detalhadas quanto ao preenchimento das informações na plataforma do DGP podem ser obtidas no Manual do Usuário

O acesso ao DPG, para acesso ao grupo e preenchimento/atualização das informações, poderá ser realizado através do link http://dgp.cnpq.br/dgp/

Esclarecimentos e informações adicionais podem ser obtidos pelo e-mail dpi@unitins.br ou pelos telefones (63) 3901-4079 ou (63) 9299-2209 entre as 8h e 14h (horário de Brasília), em dias úteis.

 

Ouvidoria UNITINS
162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS