Pesquisa Notícia

• 10/07/2018 13:09:35
  • Ruy Bucar

Colaboradores da Unitins são aprovados em mestrado do PROFNIT

Os servidores Nélio Noleto Ribeiro e Leandra Cristina Soares foram aprovados no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação, ministrado pela UFT

Leandra e Nélio comemoram aprovação no mestrado do PROFNIT
Leandra e Nélio comemoram aprovação no mestrado do PROFNIT (Foto: Cristian Rerison /Ascom Unitins)

Os colaboradores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Nélio Noleto Ribeiro, coordenador de Incubadora de Projetos e Parceira, do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) ligado à Pro-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e Leandra Cristina Soares, técnica da Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), foram aprovados no Mestrado Profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação (PROFNIT 2018), cujo resultado final foi divulgado nesta sexta-feira, 6.

O curso, oferecido em nível nacional, por meio de parceira envolvendo várias universidades, busca a formação de recursos humanos para atuar nas competências dos núcleos de inovação tecnológica e nos ambientes promotores de inovação. O curso é gratuito, presencial e terá duração de 24 meses. No Tocantins o curso acontece no âmbito na Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Para a servidora Leandra Cristina Soares a aprovação no PROFNIT é conquista de uma meta alcançada. Ela conta que depois de concluir o curso de pós-graduação em Gestão Pública e Qualidade no Atendimento oferecido pela Unitins definiu que iria ingressar no mestrado. “A pós foi um marco importante na minha vida, despertou o desejo de continuar os estudos”, comenta a nova mestranda afirmando que espera contribuir com a Unitins, desenvolvendo projeto de pesquisa com utilidade prática e que possa ser aproveitado pela Universidade.

Quem também comemora o resultado da aprovação no PROFNIT é o professor Nélio Nolêto Ribeiro que ressalta a importância do curso para formar profissionais para atuar na área de difusão de inovação tecnológica, “permitindo superar um dos grandes desafios desses núcleos que é dispor de profissionais qualificados para cumprir a sua missão”, destacada o novo mestrando. “Minha expectativa é poder desenvolver um projeto de pesquisa que possa ser aproveitado pelo nosso Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT)”, defende.

PROFNIT

É um programa de pós-graduação stricto sensu profissional, em rede nacional, em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para inovação conferindo o título de mestre. O curso tem como objetivo a formação de recursos humanos para atuar nas competências dos núcleos de inovação tecnológica, determinada por lei e dos ambientes promotores de inovação nos diversos setores acadêmicos, empresarial, governamental e organizações sociais.

O programa foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), do Ministério da Educação. O curso gratuito, presencial, com duração de 24 meses. O PROFNIT é coordenado pelo Conselho Gestor (CG) e pela Comissão Acadêmica Nacional (CAN), que operam sob a égide da diretoria do FORTEC e do Ponto Focal Sede, a Universidade Federal de Alagoas.