Pesquisa Notícia

• 23/03/2018 14:44:20
  • Thalia Cristina da Silva Batista

Unitins lança Edital de Iniciação Científica – PIBIC 2018-2019

Aberto nesta sexta-feira o Edital de Iniciação Científica que pretende selecionar 45 candidatos para atuação nos programas.

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) lança nessa sexta-feira, 23 de março, o Edital de Iniciação Científica – Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e para o Programa Institucional de Voluntário em Iniciação Científica (PIVIC). O Edital pretende selecionar 45 candidatos/bolsistas para atuarem no período de 1° de agosto de 2018 a 31 de julho de 2019.

Para a Coordenadora Professora Darlene Teixeira Castro, o programa tem por finalidade contribuir para despertar a vocação científica e incentivar a participação de estudantes de graduação em projetos de pesquisa institucional. Para os bolsistas, compreende uma oportunidade de familiarizar-se com técnicas e métodos de pesquisa científica por meio do confronto direto com problemas reais, com o acompanhamento de professores pesquisadores para estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto dos problemas de pesquisa e, também, ao desenvolvimento e transferência de novas tecnologias e inovação.

Será disponibilizado um total de 45 bolsas, das quais 43 correspondem à modalidade PIBIC e duas à modalidade PIBITI. As bolsas contemplarão somente alunos de graduação da Unitins que tiverem seus projetos aprovados por mérito pelo Comitê Científico do PIBIC/PIBITI/PIVIC/Unitins, sob orientação de um professor da Unitins. A modalidade PIVIC poderá ser preenchida por alunos de projetos não contemplados com bolsa ou que optaram por essa modalidade igualmente aprovados por mérito científico, também de outras instituições. Os professores e alunos interessados deverão submeter suas solicitações no período de 23 de março a 02 de maio de 2018, conforme detalhado no Edital.