Pesquisa Notícia

• 02/02/2018 08:41:00
  • 08/02/2018 15:09:28
  • Ruy Bucar

Estudantes do CEM Florêncio Aires de Porto Nacional participam de Palestra no Nuta

Alunos aproveitaram para tirar dúvidas sobre conteúdo ministrado em sala de aula

Estudantes participam de palestra ministrada pelo técnico do Nuta José Carlos de Oliveira Pinto Junior, (Foto: Vivian Martins/Nuta/Ascom Unitins)

Estudantes da 1ª série do ensino médio do Centro de Ensino Médio Florêncio Aires, de Porto Nacional, participaram nesta quinta-feira, dia 01, de visita ao Núcleo Tocantinense de Arqueologia (Nuta), da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). Na oportunidade assistiram palestra e visitaram o museu de arqueologia e artefatos.

A palestra sobre a Pré-História, Arqueologia e os Povos Indígenas do Estado do Tocantins foi ministrada pelo técnico do Nuta, José Carlos de Oliveira Pinto Junior. Os estudantes aproveitaram para tirar dúvidas sobre os temas explanados que fazem parte dos conteúdos contidos e estudados na matriz curricular da disciplina de História.

O Professor da turma e responsável pela visita, Oidê Carvalho de Moura, explica que o objetivo da aula campo é reforçar os conteúdos estudados em sala de aula, qualificando o aprendizado dos alunos, permitindo que estes saiam do campo teórico para o mais perto possível do prático. Os alunos, Paulo Ricardo Colho e Rafaela Santos, gostaram da experiência. Afirmam que a visita enriqueceu o conhecimento da turma sobre os conteúdos estudados, o que é muito importante, pois este ano eles participaram da Olimpíada de História.

Após a palestra, os estudantes participaram de uma visita guiada ao Acervo Museológico do núcleo, aonde puderam observar e descrever os artefatos, utensílios e fósseis pré-históricos, além do rico artesanato indígena do Tocantins.

A coordenação do Nuta informa que a escola que desejar agendar uma visita ao museu pode entrar em contato pelo telefone 63 -3363 -1265 e encaminhar um ofício à coordenação por meio do endereço de e-mail: nuta@unitins.br. Nesse ofício é necessário que a escola informe a data e horário que pretende agendar, a série dos alunos, a quantidade e faixa etária dos estudantes. Ao todo participaram da visita 37 alunos.

Após a palestra estudantes participaram de visita guiada ao museu de arqueologia e artefatos (Foto: Vivian Martins/Nuta/Ascom Unitins)

Estudantes do CEM Florêncio Aires em visita ao Núcleo Tocantinense de Arqueologia/Unitins (Foto: Vivian Martins/Nuta/Ascom Unitins)