Pesquisa Notícia

  • 29/01/2018 12:35:00
  • 29/01/2018 17:35:20
  • Ruy Bucar

Unitins recebe visita de prefeitos em busca de parceria para desenvolvimento de projetos

Prefeitos apresentam demandas em audiência com reitoria da Universidade


Prefeitos do sudeste apresentam demandas para reitoria da Unitins que promete estudar a possibilidade de assinar termo de parceira para desenvolvimento de ações
Prefeitos do sudeste apresentam demandas para reitoria da Unitins que promete estudar a possibilidade de assinar termo de parceira para desenvolvimento de ações (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)

Reitora Suely Quixabeira , Vice-Reitora Simone Brito e professor Eduardo Ribeiro com os prefeitos de Lavandeira, Novo Alegre e Combinato
Reitora Suely Quixabeira , Vice-Reitora Simone Brito e professor Eduardo Ribeiro com os prefeitos de Lavandeira, Novo Alegre e Combinato (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão, deve assinar termo de parceira com as prefeituras de Lizarda, Lavandeira, Novo Alegre e Combinado para o desenvolvimento de projetos nas áreas de cultura, meio ambiente e agropecuária. Demandas foram apresentadas pelos prefeitos destes municípios durante audiência com a reitoria. Na quinta-feira, 25, a Universidade recebeu uma comitiva de Lizarda, na sexta-feira, 26, foi a vez dos prefeitos do Sudeste. Na pauta do encontro, discussão de projetos que podem contribuir com o desenvolvimento das comunidades locais. 

 

Prefeita de Lizarda Suelene Lustosa Matos acompanhada do vice-prefeito Deusimar Ribeiro e da presidente da Câmara Municipal Thaline de Oliveira tiveram a oportunidade de conhecer o projeto Identificação, Registro e Valorização do Patrimônio Natural e Cultural: Identidades, Memórias Sociais, Manifestações Festivas e Paisagens Cênicas de Lizarda, que tem como objetivo identificar, registrar e promover as potencialidades naturais visando a valorização da sua cultura.

 

O projeto foi apresentado pelos professores Eduardo Ribeiro, Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, e Antonia Custódia Pedreira, coordenadora do Núcleo Tocantinense de Arqueologia (NUTA), órgão que será responsável pelo trabalho de pesquisa. O professor Eduardo Ribeiro explica que o projeto espera como resultado levantamento de inventário das potencialidades do patrimônio cultural e belezas naturais de Lizarda, editoração de livro didático-científico com informações coletadas, destinado a atividades de educação; produção de vídeo-documentário para divulgação do potencial turístico; publicação de catálogo ilustrado e implantação da Casa da Memória e Cultura de Lizarda.    

 

Na sexta-feira, 26, os prefeitos de Lavandeira, Roberto Cesar de Oliveira; de Novo Alegre, Fernando Pereira Gomes e de Combinado Lindolfo do Prado Neto, apresentam à Universidade a necessidade de desenvolvimento de ações para recomposição de áreas degradas de rios que abastecem a região. Os prefeitos solicitaram ainda orientação técnica para projetos agropecuários e ações de fortalecimento dos conselhos tutelares de seus municípios.

 

A Reitora Suely Quixabeira recebeu os prefeitos com máximo de interesse e adiantou que a Universidade estuda a possibilidade de atender a demanda dos gestores, considerando projetos das Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação e de Extensão. Ela explica que um termo de parceira deve ser assinado com cada prefeitura para permitir o desenvolvimento de ações no âmbito de atuação da Universidade nas áreas de pesquisa e extensão. A Vice-Reitora Simone Brito também participou das audiências que podem resultar em parcerias que contribuem para fortalecer a atuação da Universidade.   

       

“Isso é muito bom, a Universidade não está restrita apenas aos quatro municípios dos seus Câmpus. Melhor ainda quando estas demandas vêm da sociedade e não a gente impondo algo. Então isso demonstra que a Universidade está no caminho certo e essa é uma responsabilidade social da Universidade, está presente nestas comunidades, especialmente naquelas regiões mais carentes, então eu vejo como a Universidade desenvolvendo o seu papel”, destaca o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Eduardo Ribeiro lembrando que a parceira com os municípios fortalece as ações da Universidade na sua relação com a sociedade.   

Prefeita de Lizarda Sussu, com o vice-prefeito e a presidente da Câmara durante audiência na Unitins
Prefeita de Lizarda Sussu, com o vice-prefeito e a presidente da Câmara durante audiência na Unitins (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)

O professor Eduardo Ribeiro, faz apresentação do projeto de resgate da cultura de Lizarda para gestores do município
O professor Eduardo Ribeiro, faz apresentação do projeto de resgate da cultura de Lizarda para gestores do município (Foto: Cristian Reurison/Ascom Unitins)

© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação