PDI - Plano de Desenvolvimento Institucional Universidade Estadual do Tocantins

 
O QUE É O PDI?

O Plano de Desenvolvimento Institucional- PDI é o documento de planejamento que identifica a Instituição de Ensino Superior (IES), no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, a missão, a visão e os valores, as diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, a sua estrutura organizacional, as atividades acadêmicas que desenvolve e/ou que pretende desenvolver e, sobretudo a sua inserção no contexto do desenvolvimento sustentável, humano, econômico e cultural do estado, a curto, médio e longo prazo.

 
PARA QUE SERVE O PDI?

PDI É um instrumento balizador que serve para orientar o planejamento da instituição de ensino superior no período de sua abrangência (05 anos), identificando as ações e atividades a serem desenvolvidas tanto no plano acadêmico quanto administrativo. Além de constituir-se como um instrumento de gestão norteando as ações e o caminho a ser traçado, o PDI é um requisito legal para o recredenciamento da IES e o reconhecimento dos cursos, como também a manutenção e aprimoramento dos padrões de qualidade.

 
QUEM PODE PARTICIPAR DA CONSTRUÇÃO DO PDI?

Todas as pessoas são fundamentais no processo de construção do PDI. Porém, destaca-se a comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnico-administrativos, corpo diretivo) e a sociedade civil. Cabe esclarecer que visando a organização, mobilização e sistematização, serão criadas comissões com a participação democrática de todos os segmentos descritos acima. Além disso, terão vários canais de participação como as audiências participativas, os fóruns e a consulta pública.

 
O QUE PRECISA CONSTAR EM UM PDI? 

Conforme o art.16 do Decreto nº 5.773, de 9 de maio de 2006, o PDI deverá conter, pelo menos, os seguintes elementos:
I- missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento;
II-projeto pedagógico da instituição;
III-cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;
IV-organização didático-pedagógica da instituição;
V-perfil do corpo docente;
VI-organização administrativa da instituição;
VII-infraestrutura física e instalações acadêmicas;
VIII-oferta de educação a distância, sua abrangência e polos de apoio presencial;
IX-oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado; e
X-demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.


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