Competências Gerais:
I) Atenção Primária: os profissionais de saúde, dentro de seu âmbito profissional, devem estar aptos a desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto em nível individual quanto coletivo. Cada profissional deve assegurar que sua prática seja realizada de forma integrada e contínua com as demais instâncias do sistema de saúde. Sendo capaz de pensar criticamente, de analisar os problemas da sociedade e de procurar soluções para os mesmos. Os profissionais devem realizar seus serviços dentro dos mais altos padrões de qualidade e dos princípios da ética/bioética, tendo em conta que a responsabilidade da atenção à saúde não se encerra com o ato técnico, mas sim, com a resolução do problema de saúde, tanto em nível individual como coletivo;
II) Tomada de decisões: o trabalho dos profissionais de saúde deve estar fundamentado na capacidade de tomar decisões visando o uso apropriado, eficácia e custo-efetividade, da força de trabalho, de medicamentos, de equipamentos, de procedimentos e de práticas. Para este fim, os mesmos devem possuir competências e habilidades para avaliar, sistematizar e decidir as condutas mais adequadas, baseadas em evidências científicas;
III) Comunicação: os profissionais de saúde devem ser acessíveis e devem manter a confidencialidade das informações a eles confiadas, na interação 42 com outros profissionais de saúde e o público em geral. A comunicação envolve comunicação verbal, não verbal e habilidades de escrita e leitura; o domínio de, pelo menos, uma língua estrangeira e de tecnologias de comunicação e informação;
IV) Liderança: no trabalho em equipe multiprofissional, os profissionais de saúde devem estar aptos a assumirem posições de liderança, sempre tendo em vista o bem estar da comunidade. A liderança envolve compromisso, responsabilidade, empatia, habilidade para tomada de decisões, comunicação e gerenciamento de forma efetiva e eficaz;
V) Administração e gerenciamento: os profissionais devem estar aptos a tomar iniciativas, fazer o gerenciamento e administração tanto da força de trabalho, dos recursos físicos e materiais e de informação, da mesma forma que devem estar aptos a serem empreendedores, gestores, empregadores ou lideranças na equipe de saúde;
VI) Educação permanente: os profissionais devem ser capazes de aprender continuamente, tanto na sua formação, quanto na sua prática. Desta forma, os profissionais de saúde devem aprender a aprender e ter responsabilidade e compromisso com a sua educação e o treinamento/estágios das futuras gerações de profissionais, mas proporcionando condições para que haja benefício mútuo entre os futuros profissionais e os profissionais dos serviços, inclusive, estimulando e desenvolvendo a mobilidade acadêmico/profissional, a formação e a cooperação através de redes nacionais e internacionais.
Competências e Habilidades Específicas:
I. Pautar sua conduta pessoal e profissional pelos padrões éticos.
II. Comunicar-se adequadamente com os diferentes membros da comunidade, as autoridades, os pacientes e seus familiares na perspectiva do desenvolvimento de ações de promoção da saúde, prevenção, tratamento e reabilitação.
III. Identificar os determinantes sociais, culturais, econômicos, biológicos e políticos do processo saúde-doença e da função médica.
IV. Suportar as frustrações e lidar adequadamente com a diversidade de culturas, comportamentos e ideias.
V. Atuar nos diferentes níveis de atenção à saúde física e mental, com ênfase nos atendimentos primário e secundário
VI. Empregar seus conhecimentos de forma eficiente para a melhoria dos indicadores de saúde da região Norte.
VII. Integrar os conhecimentos das Ciências básicas na interpretação dos dados com vistas na elaboração de hipóteses diagnósticas e tomada de decisões de natureza terapêutica.
VIII. Atuar no sistema hierarquizado de saúde lidando adequadamente com os princípios técnicos de referência e contrarreferência.
IX. Utilizar os princípios básicos de metodologia científica na leitura de artigos técnico-científicos, na apresentação e discussão de casos.
X. Utilizar procedimentos diagnósticos e terapêuticos cientificamente validados.
XI. Construir uma história clínica completa, realizando com proficiência a anamnese e o exame físico.
XII.Escolher os recursos propedêuticos, dentro de uma visão custo/benefício.
XIII. Diagnosticar e tratar corretamente as principais doenças prevalentes da gestante, da criança, do adulto e do idoso encaminhando corretamente os pacientes portadores de enfermidades cujo diagnóstico e / ou tratamento fogem ao alcance do médico com formação geral.
XIV. Realizar os procedimentos clínicos e cirúrgicos indispensáveis para o atendimento ambulatorial e para o atendimento inicial das urgências e emergências.
XV.Trabalhar na equipe de saúde, valorizando as competências específicas dos demais profissionais.
XVI. Desenvolver comportamentos de autocuidado físico e mental.
XVII.Buscar informações que alimentem seu contínuo aprendizado.
XVIII. Exercer com plenitude seus deveres e direitos de cidadão, intervindo na realidade social, especialmente no que se refere às políticas e ações de saúde, contribuindo para a construção de uma sociedade mais solidária.
XIX. Lidar com a dinâmica do mercado de trabalho em uma perspectiva ética.
Perfil Profissional do egresso
O egresso do curso de Medicina da Unitins, bacharel em Medicina, atenderá a uma formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, capacitado a atuar eticamente e de forma resolutiva no processo saúde-doença em seus diferentes níveis de atenção, em especial no âmbito da atenção primária, com ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação em saúde com foco nos indivíduos, na família e na comunidade, na perspectiva da integralidade e da abrangência do cuidado em saúde, com senso de responsabilidade socioambiental, justiça, cidadania e defesa da dignidade humana. Dada a necessária articulação entre conhecimentos, habilidades e atitudes requeridas do egresso, para o futuro exercício profissional do médico, a formação do graduado em Medicina, de acordo com a Resolução nº 3, de 20 de junho de 2014, desdobrar-se-á em nas seguintes áreas: I - Atenção à Saúde; II - Gestão em Saúde; III - Educação na Saúde.