Laboratório Agroambiental

 

O Laboratório Agroambiental – Laboratório de Análises de Solos e Tecido Vegetal da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) iniciou suas atividades no ano de 2004 por meio de doação de materiais do antigo laboratório de análises de solos da Secretaria da Agricultura (Seagro/TO). Nos anos de 2005 e 2006 houve investimento por meio de recursos oriundos da Petrobrás, que possibilitaram a aquisição de novos equipamentos.

Em 2007, ainda pelo projeto Petrobrás, foi feito um investimento equivalente a 100.000 U$ e foi adquirido o Espectrofotômetro de Absorção Atômica, o que possibilitou a ampliação e aumento de números de parâmetros analisados (macro e micronutrientes). No ano de 2008, por meio dos projetos PAC/Embrapa, houve a aquisição de novos equipamentos, como destiladores de N e espectrofotômetros UV. 

Já em 2015, com recursos do PAC 2010, foi entregue o prédio da Central Analítica de Pesquisa Agropecuária (Cepam), com novos móveis e equipamentos. Em 2018, iniciou-se o processo de implantação de programas de qualidade visando a certificação do laboratório nos principais programas existentes no país. Em 2019, deu-se início à aquisição de equipamentos e realização de treinamentos para implantação de novas rotinas e análises de fósforos em resina e análises de tecido vegetal.

No ano de 2020 foi assinado o convênio da Unitins com o Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) para realização de análises de solos para pequenos produtores, a partir de quando iniciaram os estudos para prestação de serviços à sociedade tocantinense com objetivo de desenvolvimento do setor agropecuário e fortalecimento da agricultura tocantinense.


 
Para mais informações e orçamento, entre em contato:
Telefone: (63) 3218-2908, de segunda a sexta-feira - atendimento das 8h às 14h
E-mail: laboratorioagroambiental@unitins.br

 

Certificados de Qualidade

 

 

 

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS