APRESENTAÇÃO
Instituído e regulamentado pela Resolução Consuni Nº 036, de 28 de novembro de 2019 e publicado no Diário Oficial do Estado do Tocantins de 02 de dezembro de 2019, o Núcleo de Apoio Psicossocial e Educacional (Nape) da Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS), ligado à Pró-reitoria de Graduação (Prograd) é uma estrutura de caráter permanente, de natureza institucional e multiprofissional, destinado a atender a comunidade acadêmica da universidade (discentes, docentes e técnicos-administrativos) em suas unidades multicâmpus.
Com uma equipe multiprofissional composta por profissionais da Psicologia, Serviço Social e Pedagogia e presente em todos os campus da Unitins os serviços oferecidos pela equipe multidisciplinar do Nape são voltados para o acolhimento e desenvolvimento de apoio psicológico, social e educacional, contribuindo para o fortalecimento dos processos de ensino aprendizagem e permanência no ciclo acadêmico.
CONTATO NAPE CÂMPUS ARAGUATINS
CONTATO NAPE CÂMPUS AUGUSTINÓPOLIS
CONTATO NAPE CÂMPUS DIANÓPOLIS
CONTATO NAPE CÂMPUS PALMAS
CONTATO NAPE CÂMPUS PARAÍSO
PÚBLICO-ALVO
Serão atendidos pelo Nape, constituindo seu público alvo:
I - Os acadêmicos regularmente matriculados nos cursos presenciais oferecidos pela Unitins;
II – Os docentes que tenham apresentado demandas pessoais e ocupacionais relativas ao desempenho de suas atribuições;
III – Os servidores do quadro técnico-administrativo da Instituição.
FINALIDADES
O Nape tem como finalidades, dentre outras, especialmente:
I – Conhecer os acadêmicos ingressantes na Universidade com o intuito de construir um diagnóstico do perfil que permita a construção das ações que contribuam com os alunos para o enfrentamento dos desafios acadêmicos;
II - Oferecer serviço de apoio e orientação psicológica, social e educacional aos acadêmicos, docentes e funcionários do quadro técnico-administrativo da Instituição.
III – Desenvolver ações visando o fortalecimento dos vínculos acadêmicos que contribuam para a permanência, com sucesso, do estudante na universidade.
IV - Potencializar o desenvolvimento acadêmico, profissional e pessoal do seu público alvo, através de projetos e ações que considerem suas realidades biopsicossociais.
ACESSO AOS SERVIÇOS
O acesso aos serviços do NAPE será realizado a partir das demandas apresentadas por cada público-alvo, por encaminhamentos formais dos docentes, coordenadores dos cursos, assessoria pedagógica e direção de cada um dos Câmpus, ou ainda por iniciativa própria de cada um dos interessados em usufruir dos serviços prestados pelo Núcleo.
Os atendimentos deverão ser agendados com antecedência, no espaço físico dos Napes de cada campus, ou em função da atual situação de saúde pública imposta pela pandemia, deverão ser realizados através dos e-mails institucionais dos servidores do setor ou ainda pelos telefones setoriais de cada câmpus.
DOCUMENTOS
Regimento Interno do NAPE