Logo Unitins Extensão
Símbolo Unitins
Extensão

Centro de Idiomas

Bem-vindo | Welcome | Bienvenido

Desde o ano de 2008 a Unitins vem, por meio do projeto “Escola de Línguas” desenvolvido pela Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex), ofertando diversos cursos à comunidade interna e externa no intuito de ajudar a despertar o interesse pela comunicação com outras culturas, a partir de outros idiomas e da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), bem como pela ampliação do conhecimento e usos da Língua Portuguesa. Com a crescente demanda de vagas para os cursos da Escola de Línguas, o projeto foi reestruturado e substituído, no ano de 2020, pelo programa Centro de Idiomas, que se propõe a ampliar o atendimento à comunidade interna e externa, estendendo-se a todos os câmpus da Unitins, desenvolvendo habilidades de compreensão e uso da Língua Portuguesa, Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), Inglês e Espanhol.

 

Cursos ofertados

Espanhol Básico - Módulo I e II - (60 horas cada módulo)

Espanhol Intermediário - (60 horas)

Inglês Básico - Módulo I e II - (60 horas cada módulo)

Inglês Instrumental - Módulo I e II - (60 horas cada módulo)

Libras Básico - Módulo I - (60 horas)

Libras Contextos Escolares – II - (60 horas)

 

Inscrições

O ingresso nos cursos do Centro de Idiomas se dá exclusivamente por meio de editais de seleção. Os editais de seleção são publicados, semestralmente, no Portal da Unitins, nos meses de fevereiro e maio.

 

Bolsas

O Centro de Idiomas oferece semestralmente 20% de bolsas integrais para seus cursos, garantindo cotas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas e quilombolas. Para concorrer a uma bolsa, o cursista deve cumprir os seguintes critérios: a) ter cursado integralmente o Ensino Médio, em escolas públicas; b) possuir renda familiar igual ou inferior a um salário mínimo e meio, por integrante.

 

Equipe

 

Chesy Alexandre Coelho – Inglês

Isaac de Almeida Chaves – Espanhol

Janaína Senem – Inglês Instrumental

Lígia Félix Parrião Matos – Inglês

Maria Pilar Basso Teixeira de Medeiros – Libras/Contextos Escolares

Rubens Martins da Silva – Coordenador

 

Contato

Telefone e WhatsApp: (63) 3218-4921

E-mail: centrodeidiomas@unitins.br

 

Missão

Ofertar um ensino acessível à comunidade interna e externa, preparando para as exigências sociais e profissionais, possibilitando o desenvolvimento das habilidades linguísticas necessárias à ampliação da comunicação humana e ao progresso da ciência e da tecnologia, oportunizando a troca de experiências acadêmicas e culturais.

 

Público-alvo

Este programa envolve todos os câmpus da Universidade e se destina a pessoas da comunidade acadêmica da Unitins e comunidade externa:

  • Acadêmicos, egressos dos cursos de graduação e pós-graduação da Unitins;
  • Servidores e docentes da Unitins;
  • Acadêmicos e pós-graduandos de outras instituições;
  • Alunos do Ensino Médio da rede pública;
  • Professoras e servidores da rede pública de ensino;
  • Professores da rede particular:
  • Pessoas da comunidade externa em geral.

 

Objetivo Geral

O Centro de Idiomas tem como objetivo oportunizar o conhecimento e uso eficiente da Libras e Línguas Estrangeiras, para fins acadêmicos e científicos, profissionais, sociais e culturais, para a comunidade interna e externa da Unitins, auxiliando na formação desse público para as atuais exigências comunicacionais do meio social e profissional, e favorecendo o desenvolvimento de habilidades linguísticas necessárias à contribuição com o permanente progresso da ciência e da tecnologia.

 

Metodologia

Os cursos do Centro de Idiomas são ofertados na modalidade presencial, alguns com módulo de 60 horas cada. As aulas acontecem em encontros semanais com duração de três horas cada. Atualmente, os cursos estão sendo ofertados em duas modalidades: presencial e remota. As aulas dos cursos presenciais acontecem no Bloco B do Câmpus Graciosa em Palmas-TO. As aulas remotas são ofertadas por meio de ferramentas e plataformas digitais, como é o caso do Google Meet.

 

Certificação

Os certificados são expedidos ao final de cada módulo, em formato digital, e enviados para o e-mail cadastrado no Sistema Eventos da Unitins, constando o período do curso, local, carga horária e conteúdo programático. Terão direito à certificação os cursistas que obtiverem, no mínimo, média 6,0 e 75% de frequência.

 

Documentos

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS