Extensão Notícia

• 11/06/2018 17:14:09
  • Thalia Cristina da Silva Batista

Segunda noite do Colóquio Interdisciplinar reúne mais de sessenta pesquisas

Com o tema Direitos Humanos, Educação e Conflitos Sociais evento aconteceu nessa sexta-feira, no Câmpus Palmas

Durante a noite desta sexta-feira, 09, aconteceu o segundo dia do II Colóquio Interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão, no Câmpus Palmas, fechando a programação do colóquio com cerca de sessenta trabalhos apresentados por pesquisadores.

Com o tema "Direitos Humanos, Educação e Conflitos Sociais", o evento reuniu apresentações de pesquisas no tópico de Direitos Humanos em cinco eixos temáticos: Direitos Humanos e Educação; Direitos Humanos, Tecnologia e Sociedade; Direitos humanos e Desenvolvimento Rural; Direitos humanos, Democracia e Conflitos sociais e Direitos humanos e Serviço Social.

A Pró-reitora de Extensão, Kyldes Batista Vicente, ressalta a importância do tema, capaz de aliar o tripé da pesquisa, ensino e extensão e as atividades que a Unitins tem realizado nessa temática, como os grupos de estudos, teses em desenvolvimento, projetos de extensão organizados pelo Núcléo e Estudos em Direitos Humanos (NEDIH), além do grupo de professores que está responsável por elaborar o projeto de mestrado nessa vertente.

O dia de fechamento do evento reuniu trabalhos em diferentes abordagens dentro da temática, debatendo questões de extrema relevância junto à sociedade como, educação especial; ciberbullying; relações étnico-raciais no ensino municipal; direitos trabalhistas para trabalhador rural; agronegócio e povos tradicionais; demarcação territorial em comunidade quilombola; violência contra pessoas homoafetivas e direito à educação no sistema socioeducativo foram algumas das temáticas abordadas nas pesquisas apresentadas durante o evento.

O coordenador do NEDIH e organizador do Colóquio, Eduardo Lima, comentou sobre o objetivo do evento em fomentar a discussão dos direitos humanos “sobre o viés da academia, trabalhando de forma interdisciplinar o ensino, pesquisa e extensão. O Brasil é um dos países que mais mata a população LGBT, o país recordista em encarceramento da população negra, um dos países com maior índice de violência contra mulher, trabalho escravo, déficit de moradia, dentre outras mazelas sociais. Portanto, espaços de debates acerca dessas questões são sempre bem vindos”. Ele também abordou a grande participação dos pesquisadores, já que mais de sessenta trabalhos foram inscritos e ressaltou sobre a carência de eventos que oportunizem os estudantes e egressos apresentarem os resultados de suas pesquisas.

Os trabalhos apresentados durante o Colóquio serão publicados em um caderno de resumos do evento.