Extensão Notícia

• 12/04/2018 13:00:00
  • 12/04/2018 14:49:30
  • Ana Cássia Costa

Nedih reúne alunos da Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos para falar sobre direitos humanos

Direitos humanos de crianças e adolescentes foram discutidos com alunos do 8º ano de escola da região norte de Palmas

Estudantes aprendem sobre direitos e deveres e são apresentados ao ECA
Estudantes aprendem sobre direitos e deveres e são apresentados ao ECA (Foto: Ana Cássia Costa/Ascom Unitins)

O segundo encontro do Núcleo de Estudos em Direitos Humanos (Nedih) da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) neste primeiro semestre de 2018 com alunos de escolas de Palmas aconteceu nesta manhã de quinta-feira, 12, na Escola Municipal Mestre Pacífico Siqueira Campos, na Região Norte da Capital.

Foi apresentado a cerca de 40 alunos o tema Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. De forma bastante didática, as representantes do Nedih apresentaram o curta sobre a visão de crianças de diferentes realidades sociais sobre o mundo que vivem e como deveria ser o mundo para elas. A narrativa mostra o trajeto de casa à escola e foi construído a partir de uma conversa sobre o tema com estudantes.

Ao fim da demonstração, foi apresentado aos alunos o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e os direitos e deveres inerentes a eles. Os estudantes contribuíram com suas perspectivas sobre o que acreditam que seja direitos e deveres de crianças e adolescentes e citaram que têm direito a estudar, brincar, saúde, viver. Também avaliaram do vídeo que os personagens sofriam com poluição, brigas entre adultos, desmatamento, trabalho infantil, mas que através da escola [educação] elas podem mudar o mundo.

Uma dinâmica com a confecção de fanzines foi realizada com os alunos do 8º ano e eles puderam contar, a partir da atividade, o que aprenderam sobre direitos de crianças e adolescentes.

Para o diretor da escola, Francisco Filho, é importante o debate sobre o assunto na escola. "Com certeza é imprescindível na escola trazer esse debate, para que cada vez mais possamos fortalecer nosso papel de educar", diz ao completar que a escola oferece orientação pedagógica em casos específicos de garantia de direitos dos estudantes.

A escola também mantém parcerias com a unidade de saúde da quadra, quando há necessidade de encaminhamento a psicólogo e com o Conselho Tutelar.