Extensão Notícia

• 13/03/2018 16:51:00
  • 20/03/2018 11:43:15
  • Carlos de Bayma

Estudantes da Escola Municipal Maria Júlia participam de Ciclo de palestras sobre Violência Doméstica

Estudantes da Escola Municipal Maria Júlia, no Jardim Aureny III, região Sul de Palmas, participaram, na noite dessa segunda-feira, 12, das atividades do Ciclo de Palestras sobre Violência Doméstica e Lei Maria da Penha. O projeto Direito e Cidadania é uma iniciativa de um grupo de acadêmicos do 9º período do curso de Direito, sob a orientação da professora Fernanda Matos e do professor Társis Barreto. Na ocasião, foram exibidos filmes educativos e documentários seguidos de discução sobre o assuto com a participação efetivas dos estudantes.

Supervisionados por professores do curso de Direito, o primeiro ciclo de palestras aconteceu em fevereiro com o tema “Direitos Fundamentais”, conforme informou um dos idealizadores do projeto, o acadêmico Albano Amorim Silva de Oliveira.

“O Tocantins tem um dos maiores índices de violência domésticas do Brasil. Então, conscientizar e educar deve agregar mais benefícios, juntamente com a Lei. Na maioria das vezes, quando a Justiça é acionada já aconteceu o pior. Acreditamos que a educação pode proporcionar uma mudança social mais profunda”, explica Albano Amorim Silva de Oliveira.

Estundantes recebem cartilha com esclarecimentos sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha. (Foto: Cristian Reurison/ Ascom Unitins).

Oliveira explica que “o Projeto Direito e Cidadania, trabalha com três frentes de trabalho. A primeira, Direito Constitucional, nós trabalhamos em fevereiro. Em março, no mês da mulher, estamos trabalhando com a Lei Maria da Penha. Em maio teremos um ciclo de palestras destinadas ao trabalhador”.

Para o estudante Mateus Miranda, ações como essa são importantes no combate à violência contra a mulher, pois ajuda as pessoas a entender melhor essas situações e poder ajudar as pessoas de forma mais efetiva. “Acho que essa conscientização ajuda muito. É um problema sério na nossa sociedade. Para mim isso é até rotina, infelizmente. Conheço muitas pessoas passando por situações assim. Sabemos que é necessário mudar essa situação”, comentou.

Projeto Direito e Cidadania

O projeto Direito e Cidadania tem por objetivo levar conhecimento até o cidadão por meio da Extensão universitária, a fim de promover o saber e transformar a realidade social dessas pessoas.  Sobre os temas abordados, os autores da proposta apontam para os altos índices de casos de exploração da força de trabalho e também de violência doméstica, que culminam no elevado número de demandas na Justiça tocantinense.