Extensão Notícia

  • 13/03/2018 16:51:00
  • 20/03/2018 11:43:15
  • Carlos de Bayma

Estudantes da Escola Municipal Maria Júlia participam de Ciclo de palestras sobre Violência Doméstica

O projeto Direito e Cidadania é uma iniciativa de um grupo de acadêmicos do 9º período do curso de Direito, sob a orientação da professora Fernanda Matos e do professor Társis Barreto.



Estudantes da Escola Municipal Maria Júlia, no Jardim Aureny III, região Sul de Palmas, participaram, na noite dessa segunda-feira, 12, das atividades do Ciclo de Palestras sobre Violência Doméstica e Lei Maria da Penha. O projeto Direito e Cidadania é uma iniciativa de um grupo de acadêmicos do 9º período do curso de Direito, sob a orientação da professora Fernanda Matos e do professor Társis Barreto. Na ocasião, foram exibidos filmes educativos e documentários seguidos de discução sobre o assuto com a participação efetivas dos estudantes. 

 

Supervisionados por professores do curso de Direito, o primeiro ciclo de palestras aconteceu em fevereiro com o tema “Direitos Fundamentais”, conforme informou um dos idealizadores do projeto, o acadêmico Albano Amorim Silva de Oliveira.

 

“O Tocantins tem um dos maiores índices de violência domésticas do Brasil. Então, conscientizar e educar deve agregar mais benefícios, juntamente com a Lei. Na maioria das vezes, quando a Justiça é acionada já aconteceu o pior. Acreditamos que a educação pode proporcionar uma mudança social mais profunda”, explica Albano Amorim Silva de Oliveira.

Estundantes recebem cartilha com esclarecimentos sobre violência doméstica e Lei Maria da Penha. (Foto: Cristian Reurison/ Ascom Unitins).

Oliveira explica que “o Projeto Direito e Cidadania, trabalha com três frentes de trabalho. A primeira, Direito Constitucional, nós trabalhamos em fevereiro. Em março, no mês da mulher, estamos trabalhando com a Lei Maria da Penha. Em maio teremos um ciclo de palestras destinadas ao trabalhador”.

 

Para o estudante Mateus Miranda, ações como essa são importantes no combate à violência contra a mulher, pois ajuda as pessoas a entender melhor essas situações e poder ajudar as pessoas de forma mais efetiva. “Acho que essa conscientização ajuda muito. É um problema sério na nossa sociedade. Para mim isso é até rotina, infelizmente. Conheço muitas pessoas passando por situações assim. Sabemos que é necessário mudar essa situação”, comentou.

 

Projeto Direito e Cidadania

O projeto Direito e Cidadania tem por objetivo levar conhecimento até o cidadão por meio da Extensão universitária, a fim de promover o saber e transformar a realidade social dessas pessoas.  Sobre os temas abordados, os autores da proposta apontam para os altos índices de casos de exploração da força de trabalho e também de violência doméstica, que culminam no elevado número de demandas na Justiça tocantinense.


© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação