Escola de conselhos Notícia


  • 02/10/2017 15:15:00
  • CAIO ARAUJO LUZ

Escola de Conselhos certifica mais de 150 conselheiros tutelares e de direitos de 82 municípios do TO

Conselheiros fizeram curso de formação básica e específica com carga horária de 200 horas



 

 
Cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Auditório da Universidade
Cerimônia de entrega dos certificados foi realizada no Auditório da Universidade (Foto: Djavan Barbosa/Ascom Unitins)
 

A Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), por meio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex), certificou mais de 150 conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros tutelares, todos alunos da Escola de Conselhos em cerimônia realizada no auditório da Universidade na manhã desta quinta-feira, 28.
 

“É muito importante e necessário a formação para o exercício da função tanto de conselheiros tutelares quanto de direitos. Posso imaginar a satisfação de todos os conselheiros em estar aqui na Universidade recebendo o certificado. A Unitins fica feliz em contribuir com o trabalho dos conselheiros, garantindo a formação continuada de todos”, declarou a professora Suely Quixabeira, reitora da Unitins.  

 

Suely enfatizou que a missão dos conselheiros consiste em “desenvolver uma atuação pautada no princípio da democracia participativa, representando a sociedade, zelando pelo cumprimento e garantia dos direitos da criança e do adolescente”.  

 

 

A professora Simone Brito, vice-reitora da Unitins, em seu discurso destacou a importância política dos conselheiros: “Vocês tem um papel político importante nos seus territórios, porque ali é que vocês fazem acontecer a garantia de direitos de crianças e adolescentes. Nós estamos fortalecendo vocês e queremos que vocês fortaleçam a Escola de Conselhos para que se torne um projeto que não tenha mais retorno, porque a escola somos todos nós".

 

A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e também presidente da Associação Tocantinense de Conselheiros Tutelares, Julane Marise Gomes da Silva, avalia que essa certificação “é como um véu que sai da frente dos olhos dos conselheiros. A visão de Conselho Tutelar, do envolvimento, da importância é totalmente modificada a partir do conhecimento. E a Escola promove a independência e autonomia dos conselheiros”.   

 

Palestra

 

Durante o evento, os conselheiros de direitos da criança e do adolescente e conselheiros tutelares assistiram palestra ministrada pela psicóloga Daniela Aparecida Araújo Fernandes, mestre na área de processos de subjetivação e na linha de intervenções clínicas e sociais pela PUC de Minas Gerais.

 

Daniela palestrou sobre “Comunicação não violenta como estratégia nas relações interpessoais” e falou que muitas vezes “temos reproduzido uma comunicação violenta e precisamos pensar dentro da teoria da comunicação não violenta como estratégias e modos pra gente melhor se relacionar e assim ter uma vida mais saudável”.  

 

Agradecimentos

“Foi maravilhoso participar dessa capacitação   porque sou conselheira de primeiro mandato e na Escola de Conselho aprendi muito a desenvolver a função. Só tenho a agradecer pela oportunidade que tive, compartilhou a conselheira Leni Rodrigues da Silva, do município de Santa Rosa.

 

A conselheira de Paraíso do Tocantins, Elcivania Barros de Oliveira Azevedo, também falou como foi a capacitação: “Nos sentimos não como autoridades, mas com conhecimento. O que aprendemos aqui é que quando estamos com a razão não precisamos temer. Gostaria de agradecer pela oportunidade e digo a quem não participou que participe dessa formação. A partir do momento que estamos com o conhecimento correto e adequado não precisamos temer, porque estaremos seguros e firmes no que falamos".

 

Escola de Conselhos

O principal objetivo da Escola de Conselhos é desenvolver uma política de capacitação consistente e sistemática para conselheiros de direitos tutelares, no âmbito da formação básica e especializada, promovendo subsídios teóricos, conceitos e metodológicos para o aperfeiçoamento da prática social de promoção e garantia de direitos da criança, do adolescente e da família.   


© Universidade Estadual do Tocantins - UNITINS
108 Sul Alameda 11 Lote 03, Cx. Postal 173, CEP: 77020-122, Palmas-TO
FONES: (63) 3218-4936 / 3218-2902 / 3218-2974
Desenvolvido pela Diretoria de Tecnologia da Informação