O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) é um instrumento de avaliação integrante do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei n° 10.861/2004, juntamente com a avaliação institucional e a avaliação dos cursos de graduação. O Enade é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), segundo diretrizes estabelecidas pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes), órgão colegiado de coordenação e supervisão do Sinaes.
O Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, conforme determina a Lei nº 10.861/2004, sendo o registro de participação condição indispensável para a emissão do histórico escolar, exigindo, assim, a participação de todos os alunos ingressantes ou concluintes.
O Enade tem como objetivo avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
O Enade é uma forma de avaliar o curso e a instituição por meio do desempenho dos alunos na prova. O resultado do Enade é um indicador de qualidade que serve de referência para o ciclo avaliativo do Sinaes/MEC.
O Indicador de Desempenho no Enade em conjunto com as informações do Censo da Educação Superior e as respostas dos alunos no Questionário Socioeconômico servem de base para o cálculo do IGC (Índice Geral dos Cursos).
O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.
Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.
A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.
O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.
O Enade é um importante momento na sua vida acadêmica. Ao realizar a prova, você estará representando o seu curso, os colegas e a Universidade, devendo realizá-la com responsabilidade e comprometimento. Para tal, o site do Enade lhe proporciona ferramentas de apoio para que você possa revisar os conteúdos e se preparar com tranquilidade. O simulado e as provas disponibilizadas servem para você conhecer e realizar as questões, revisando os conteúdos abordados durante a sua graduação.
O seu desempenho é fundamental para alcançarmos o conceito máximo do MEC. Faça a prova com cuidado e concentração e vamos juntos rumo ao sucesso!
Ano I
Ano II
Ano III