Comissão Própria de Avaliação

INEP

Conheça o INEP

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é uma autarquia federal vinculada ao Ministério da Educação (MEC). Sua missão é subsidiar a formulação de políticas educacionais dos diferentes níveis de governo com intuito de contribuir para o desenvolvimento econômico e social do país.

Com esse objetivo o Inep atua nas seguintes áreas:

• AVALIAÇÕES, EXAMES E INDICADORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Sistema Nacional da Educação Básica (Saeb)
Instituído em 1990, atualmente apresenta informações a respeito das principais etapas da Educação Básica, desde o processo de alfabetização no Ensino Fundamental até a etapa final do Ensino Médio. Por meio de testes cognitivos e questionários, a cada dois anos investiga os principais envolvidos no processo educativo e oferece informações sobre estudantes, professores, dirigentes educacionais e os seus respectivos sistemas de ensino e escolas.

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)
Criado em 2007, o indicador combina os resultados do fluxo escolar, obtidos pelo Censo Escolar, com as médias de desempenho do Saeb. É divulgado a cada dois anos e serve como ferramenta para acompanhamento das metas da educação. 

Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
Criado em 1998 para avaliar o desempenho do estudante ao final da Educação Básica. Desde 2004 é usado também como mecanismo de seleção para o ingresso no Ensino Superior e a outros programas do Ministério da Educação.

Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja)
Desde 2002 é ofertado a jovens e adultos residentes no Brasil e no exterior que não tiveram oportunidade de concluir seus estudos em idade própria e buscam certificação do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.

Indicadores Educacionais
Medidas construídas a partir dos diferentes dados produzidos pelo Inep e que ajudam no processo de avaliação educacional. São úteis, principalmente, para o monitoramento dos sistemas educacionais, considerando o acesso, a permanência e a aprendizagem.


• AVALIAÇÕES, EXAMES E INDICADORES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR

Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes)
Tem o objetivo de assegurar o processo nacional de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES), dos cursos de graduação e do desempenho acadêmico dos estudantes, visando melhoria da qualidade da educação superior, orientação da expansão da sua oferta, aumento permanente da sua eficácia institucional, efetividade acadêmica e social e promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais das IES.  Seus instrumentos são:

- Avaliação interna (auto-avaliação)
Realizada por cada instituição, o relatório contém análises qualitativas e ações de caráter administrativo, político, pedagógico e técnico-científico. Esses aspectos devem guiar o processo de avaliação e identificação dos meios e recursos necessários para a melhoria da IES.

- Avaliação externa (in loco)
Feita por membros externos, pertencentes à comunidade acadêmica e científica, reconhecidos pelas suas capacidades em áreas específicas e conhecimento sobre instituições e cursos universitários. São selecionados e capacitados pelo Inep.

- Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade)
Realizado desde 2004, avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação. O exame é obrigatório e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento. Avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação.

- Avaliação Nacional Seriada dos Estudantes de Medicina (Anasem)
Instituída em 2016, avalia, de forma seriada, estudantes de graduação em Medicina do 2º, 4º e 6º anos por meio de instrumentos e métodos que considerem conhecimentos, habilidades e atitudes previstas nas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Medicina.

Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida)
Orienta o reconhecimento de diplomas de medicina emitidos por instituições de educação superior estrangeira.  A primeira etapa é uma prova objetiva com questões de múltipla escolha e discursivas. A segunda etapa é uma avaliação de habilidades clínicas.

Indicadores de Qualidade da Educação Superior
Expressos em escala contínua e em cinco níveis, nos quais os níveis iguais ou superiores a  três indicam qualidade satisfatória, são importantes instrumentos de avaliação da educação superior brasileira. São três indicadores:
- Conceito Enade (CE)
Avalia o desempenho dos estudantes a partir dos resultados obtidos no Enade. É divulgado anualmente para os cursos que tiveram estudantes concluintes participando do exame.
- Conceito Preliminar de Cursos (CPC)
Resultado de avaliação documental dos cursos de graduação já reconhecidos. É calculado no ano seguinte ao da realização do Enade de cada área, com base na avaliação de desempenho de estudantes, corpo docente, infraestrutura, recursos didático-pedagógicos e outros insumos.
- Índice Geral de Cursos (IGC)
Resultado de avaliação das Instituições de Educação Superior (IES). É uma média ponderada, a partir da distribuição dos estudantes nos níveis de ensino, envolvendo as notas contínuas de CPC dos cursos de graduação e os conceitos Capes dos cursos de programas de pós-graduação stricto sensu das Instituições de Ensino Superior.

Sistema de Avaliação de Escolas de Governo (Saeg)
Avaliação in loco das Escolas de Governo com a finalidade de promover a melhoria da qualidade, o aumento permanente da sua eficácia institucional e efetividade acadêmica e social, e a promoção do aprofundamento dos compromissos e responsabilidades sociais.

Mais informações:  http://portal.inep.gov.br/conheca-o-inep

162
Ouvidoria
Geral do Estado do Tocantins
Acesso à Informação
Portal da Transparência
Demonstrativos da UNITINS