Comissão Própria de Avaliação Notícia

• 03/10/2016 10:49:00
  • 03/10/2016 11:37:55
  • Ruy Bucar

CPA anuncia novo eixo da avaliação institucional

Desta vez estão sendo avaliadas as politicas de gestão desenvolvidas pela Universidade

Integrantes da CPA durante reunião de trabalho de preparação para aplicação dos questionários (Foto: Vivianni Asevedo/Ascom Unitins)

Professores, estudantes e servidores da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) estão sendo convidados a emitir a sua opinião sobre as políticas de gestão da Universidade. O levantamento faz parte do trabalho de autoavaliação desenvolvido pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e que atende a Lei nº 10.861 de abril de 2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).

Os questionários estão disponíveis no sítio da Unitins (www.unitins.br) e podem ser respondidos por professores, alunos e os servidores. O campo a ser avaliado se refere ao Eixo 4 - Políticas de Gestão. O processo teve início no último dia 30 e se estende até dia 15 de outubro. O resultado da pesquisa pode orientar a Unitins a adotar medidas que promovam a excelência dos serviços prestados ao cidadão.

De acordo com a lei, a avaliação das instituições de educação superior tem por objetivo identificar o seu perfil e o significado de sua atuação, por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores. Em cumprimento à lei federal, as instituições de ensino superior foram obrigadas a constituíram as suas comissões próprias de avaliação para conduzir o processo de autoavaliação.

A CPA da Unitins por meio do levantamento de informações que contemplam a dinâmica acadêmica da universidade, elabora um relatório anual de autoavaliação e o encaminha ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais  que é ligado ao Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais  (INEP) órgão do Ministério da Educação.