Câmpus Palmas Notícia

• 13/04/2018 16:10:00
  • 13/04/2018 16:54:58
  • Thalia Cristina da Silva Batista

Dia de Campo com acadêmicos, técnicos e agricultores aborda produção agrícola para biodiesel

Participantes conheceram melhor o processo de cultivo de oleaginosas na Unidade Técnica Demonstrativa de Santa Rosa

Dia de Campo promovido pela Secretaria de Agricultura e Pecuária do Tocantins (Seagro) em parceria com Unitins, Sebrae, Embrapa e Ruraltins, aconteceu nessa quinta-feira, 12, no Projeto de Assentamento Bom Jesus localizado no município de Santa Rosa. O evento contou com a participação de acadêmicos, técnicos e agricultores que conferiram exposições sobre as culturas das oleaginosas a fim de incentivar a produção de biodisel.

Com o tema “Culturas Oleaginosas com Potencial para Produção de Biodiesel”, o Dia de Campo contou com estandes de exposição dos processos de produção da soja, amendoim, algodão, gergelim e macaúba.

O expositor da cultura da macaúba e professor da Unitins, Dr. Anderson Barbosa Evaristo, esclareceu sobre o projeto: “O dia de campo é um projeto que tem por objetivo principal incentivar e demonstrar ao agricultores familiares diversas opções de oleaginosas que temos para serem cultivadas com um dos objetivos para produção de biodiesel, no entanto muitas das vezes que incentivamos a produção de oleaginosas elas comtemplam uma esfera maior que ser destinadas ao biodiesel, e assim fomenta a região para produção desse tipo de grãos”.

Estudantes do curso de Engrenharia Agronômica da Unitins/Câmpus de Palmas participaram do evento. Gabriel Duarte, acadêmico do 9º período, destacou a importância de atividades como esta: “é extremamente importante essa experiência no campo, é necessário esse contato com o produtor para entender na prática o que aprendemos dentro da universidade”. O professor Anderson ainda destacou sobre a importância da participação dos acadêmicos nessas atividades: “Um dos objetivos para os alunos é ver em campo uma vitrine que contém culturas agro energéticas e num segundo momento serem propagadores dessas opções de cultivo no Estado do Tocantins. “

A superintendente da Seagro, Arlete Mascarenhas, durante a abertura do evento, ressaltou da importância do projeto. “Estamos aqui mostrando as tecnologias das culturas das oleaginosas para plantar e produzir, por isso é importante a organização dos agricultores para que projeto como esse possa avança. É uma atividade que pode gerar renda para muitos agricultores”, explicou.

Unidade Técnica Demonstrativa de Oleaginosas

O projeto implantou nos últimos meses três Unidades Técnicas Demonstrativas com culturas Oleaginosas (UTDs) nos municípios de Porto Nacional, Santa Rosa do Tocantins e Brejinho de Nazaré com o objetivo de incentivar a produção de biodiesel no Estado. As culturas cultivadas nas unidades de pesquisa são: soja, algodão, gergelim, amendoim e macaúba.

Confira a galeria de fotos aqui