Câmpus Dianópolis Notícia

• 19/11/2015 11:20:49
  • Ana Cássia Costa

Câmpus Dianópolis participa de Oficina de Planejamento com a gestão

Reitora da Unitins afirma que maior legado a ser deixado pela gestão será o planejamento da universidade...

Dezenas de acadêmicos participam da oficina de planejamento
Dezenas de acadêmicos participam da oficina de planejamento (Foto: Ana Cássia Costa/Ascom Unitins)

O Câmpus Dianópolis da Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) participou na noite desta terça-feira, 17, da reunião de planejamento da gestão. A reitora Elizângela Glória Cardoso conduziu os trabalhos com a colaboração da vice-reitora, Suely Quixabeira, a pró-reitora de Extensão, Simone Brito, a diretora de EAD, Maria Regina Rocha, representante da Pró-Reitoria de Graduação, e o coordenador do Núcleo de Desenvolvimento e Avaliação do Desempenho Ambiental (Nudam), Ricardo Flores Haidar, representando a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

Elmison Sousa e Silva, acadêmico de 8º período do curso Direito, afirmou que a participação dos alunos no planejamento da Unitins é algo singular. “Poder participar dessas discussões nos faz sentir responsáveis pela universidade. Foi um momento único e participativo. A Unitins somos nós e estamos felizes em poder participar desse momento. Acreditamos que num futuro muito próximo vamos despontar em nível nacional. O que nós queremos agora é a concretização deste planejamento”, contribuiu o aluno.

A acadêmica do 2º período de Administração, Brenda Lopes, agradeceu a oportunidade de participar do planejamento da universidade e declarou ser importante ouvir os alunos de cada Câmpus, que apresentam demandas diferentes a depender da sua região. “Cada Câmpus apresenta necessidades diferentes, nenhum será igual ao outro”, disse.

Para o acadêmico Bruno Teixeira, do 9º período de Direito, é válida a iniciativa da universidade de fazer o levantamento e compartilhá-lo com os alunos. “Eu acredito que este seja o primeiro passo e que a gente vai colher bons frutos”, afirmou.

Metodologia

Com o tema “Unitins que temos e Unitins que queremos”, por meio da aplicação da metodologia da matriz SWOT, conhecida como F.O.F.A., os acadêmicos puderam apontar as Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças da universidade. Em seguida, as informações foram discutidas em grupos com os temas: gestão institucional, graduação, extensão, pesquisa e pós-graduação e as demandas apontadas em uma planilha.

Gestão

A reitora da Unitins, em conversa com os acadêmicos, também pediu aos estudantes que irão participar do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) no próximo final de semana, empenho e dedicação. Agradeceu e elogiou a participação do Câmpus Dianópolis nos Jogos Internos da Unitins (Jiuni), ressaltou o aumento de cerca de 25% no número de inscritos no vestibular da Unitins 2016/1 e informou que 9 mil livros estão sendo licitados para atender a uma das principais demandas levantadas pelos alunos em reunião anterior.

“Nós estamos atendendo uma das demandas mais urgentes que é a estruturação das bibliotecas e queremos entregar esses livros no primeiro semestre de 2016”, afirmou a reitora.

Por fim, a reitora Elizângela Glória Cardoso afirmou que a gestão dará respaldo a comunidade acadêmica de Dianópolis a cerca das demandas levantadas com o planejamento da Unitins a curto, médio e longo prazo. “Esse é o maior legado que esta gestão pode deixar: um planejamento para a universidade”, finalizou.

Acadêmicos apresentam demandas colocadas no papel
Acadêmicos apresentam demandas colocadas no papel (Foto: Ana Cássia Costa/Ascom Unitins)