TCC

MAPEAMENTO DE PESQUISAS A RESPEITO DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PERÍODO DE 2012 A 2022

Aprovado em: 11/12/2023
Curso ou área: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
RESUMO

Este estudo apresenta um levantamento das pesquisas que abordam a implementação da educação financeira na Educação Básica das escolas públicas entre 2012 e 2022. O foco central foi investigar o conteúdo das publicações acadêmicas referentes à Educação Financeira nesse período, indagando sobre o que é discutido e proposto sobre o tema. A efetiva incorporação da educação financeira no ambiente escolar requer tanto a capacitação dos professores para abordá-la de maneira adequada quanto a disponibilidade de recursos didáticos apropriados para enriquecer as aulas. As pesquisas evidenciam a urgência de discutir a educação financeira na Educação Básica, considerando a escola como uma instituição formal responsável pela formação cidadã. Além disso, destaca-se a importância do engajamento dos pais e da comunidade para valorizar e estimular o tema no ambiente doméstico. Os resultados destacam a necessidade de mais pesquisas nesse campo e apontam as dificuldades enfrentadas ao abordar a educação financeira nas escolas, muitas vezes devido à falta de formação específica dos professores nessa área. A abordagem desse tema é crucial para o desenvolvimento de indivíduos, famílias e para o progresso das sociedades em geral.

BANCA (AVALIADORES)
  • Mestre(a) Débora Cristiana Alves Soares de Albuquerque (Unitins)
  • Especialista Ângela Maria de Jesus de Oliveira (Unitins)
  • Mestre(a) Gabriel Machado Santos (Unitins)
COMO REFERENCIAR

NOGUEIRA, Luiz De Jesus. MAPEAMENTO DE PESQUISAS A RESPEITO DA IMPLEMENTAÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS NO PERÍODO DE 2012 A 2022. UNITINS - 2023. Disponível em: https://www.unitins.br/RepositorioDigital/Publico/Home/VisualizarArquivo/756. Acesso em: 21/07/2024