Neste artigo, explora-se a importância da educação financeira na formação dos estudantes do ensino médio em Dianópolis, Tocantins. O foco está na contribuição da Ciência Contábil nesse processo. A falta de conhecimento financeiro impacta as decisões econômicas dos jovens, destacando a necessidade de incorporar conceitos contábeis no currículo escolar. No contexto atual, os jovens frequentemente ingressam no mercado de trabalho e na vida adulta sem uma compreensão adequada de conceitos financeiros básicos, como orçamento, poupança, investimento e endividamento responsável. A pesquisa busca métodos eficazes de ensino financeiro, ressaltando a importância de desenvolver habilidades de gestão financeira desde cedo. Adotando como referencial metodológico a pesquisa qualitativa de natureza básica e caráter exploratório, utilizando um estudo de caso com alunos do ensino médio em Dianópolis, a pesquisa de campo coletou dados por meio de um questionário no Google Forms. Este foi enviado para trinta e dois alunos via aplicativo Whatsapp, contendo 9 questões. Os resultados revelaram que a principal dificuldade identificada está relacionada à participação em cursos específicos sobre educação financeira e planejamento financeiro, onde mais de 80% dos entrevistados não tiveram experiência nesse tipo de formação. Ao enfatizar a aplicação prática de conhecimentos contábeis, este estudo visa preparar os estudantes para os desafios financeiros futuros, contribuindo para uma sociedade mais informada e economicamente consciente.