TCC

REFORÇO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA DE PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Aprovado em: 23/11/2023
Curso ou área: PEDAGOGIA
Campus: ARAGUATINS
RESUMO

O presente trabalho de conclusão de curso (TCC), com o tema reforço escolar: uma estratégia de prática de ensino e aprendizagem, tem como objetivo proporcionar aos leitores um aprendizado mais aprofundado sobre o reforço escolar e suas contribuições para a aprendizagem dos alunos. O reforço escolar ou reforço pedagógico é inserido nas escolas em forma de projeto, contém um conjunto de ações que são pensadas e planejadas minuciosamente para atender as carências de aprendizagem dos estudantes. A justificativa do trabalho se deve ao fato de que durante uma das vivências de estágio em sala de aula, a discente e pesquisadora em questão presenciou a realidade conturbada de níveis desigual de aprendizagem dos alunos da turma. Logo em seguida surgiu, a problemática da pesquisa que é entender e descrever o contexto do reforço escolar, como ele contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes. A metodologia do trabalho se caracteriza como uma pesquisa qualitativa, na qual está embasada em monografia e artigos bibliográficos de autores como Duarte (2022), Gil (2002), Lino (2020), Lourenzini (2012) e Nascimento (2016), bem como também a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Conclui-se que o reforço escolar traz grandes benefícios para a aprendizagem dos alunos, podendo ser utilizado sempre que haver necessidade.

BANCA (AVALIADORES)
  • Mestre(a) Henna Gilsa Pereira Barros (Unitins)
  • Doutor(a) Simara de Sousa Muniz (Unitins)
  • Especialista Francisca da Silva Feitosa (Unitins)
COMO REFERENCIAR

LIMA, Cleomar Feitosa. REFORÇO ESCOLAR: UMA ESTRATÉGIA DE PRÁTICA DE ENSINO E APRENDIZAGEM . UNITINS - 2023. Disponível em: https://www.unitins.br/RepositorioDigital/Publico/Home/VisualizarArquivo/675. Acesso em: 21/07/2024