Câmpus Araguatins celebra o Dia do Pedagogo com palestras inspiradoras
Com o tema “A Pedagogia como prática do esperançar”, evento reuniu acadêmicos e profissionais da educação para refletir sobre os desafios e as possibilidades da prática pedagógica transformadora

As palestras foram ministradas nas salas de aula (Fotos: Cyarla Barbosa/Dicom Unitins)
Em alusão ao Dia do Pedagogo, celebrado em 20 de maio, o curso de Pedagogia/Câmpus Araguatins da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) promoveu uma série de palestras para as turmas do 1º, 3º, 5º e 7º períodos nessa segunda-feira, 19. O momento teve como tema “A Pedagogia como prática do esperançar”, e contou com a participação de profissionais que atuam em diversas áreas de ensino.
O momento foi dividido por salas de aulas onde foram debatidas as temáticas sobre “Educação Infantil: Práxis Pedagógica” com a palestrante Eliane Ferreira da Silva, “A Pedagogia como prática de esperançar” ministrada pelas convidadas Fernanda Santos, Lívia Maria de Carvalho, Ulissevânia Sales, “A importância de trabalhar conteúdos e métodos voltados às leis de equidade, enfocando a contribuição da leitura literária” com a palestrante Marina Resplandes e a “Atuação do Pedagogo na Gestão Escolar e no Detran” que contou com as participantes Adriana Cristina Aires e Tatiane Maria Padilha.
"É com grande satisfação que celebramos o Dia do Pedagogo com uma programação pensada especialmente para nossos acadêmicos, valorizando a riqueza da Pedagogia em suas múltiplas dimensões. O tema 'A Pedagogia como prática do esperançar' nos convida a refletir sobre nosso papel na construção de uma educação transformadora, crítica e humanizadora. As palestras proporcionaram momentos de escuta, diálogo e troca de experiências com profissionais que atuam em diferentes contextos educacionais, contribuindo significativamente para a formação dos nossos estudantes. Agradeço imensamente a todos os envolvidos e reforço o orgulho que temos em formar pedagogos comprometidos com uma educação de qualidade e com a esperança como prática cotidiana”, afirmou a coordenadora do curso de Pedagogia, Ana Irene Carneiro.
O diretor do Câmpus Araguatins, Sérgio Mendes, mencionou o compromisso da Unitins com a formação dos acadêmicos. “"Eventos como este reafirmam o compromisso da universidade com a formação de excelência dos nossos alunos e com a valorização das datas que marcam a trajetória acadêmica e profissional. O Dia do Pedagogo não poderia passar despercebido, e ver a mobilização do curso em promover debates tão enriquecedores é motivo de orgulho para toda a gestão. Parabenizo a coordenação do curso, os palestrantes e, principalmente, os estudantes que participaram ativamente, mostrando que estão, desde já, comprometidos com uma atuação pedagógica ética, crítica e transformadora".
Confira mais imagens da ação:


