I Encontro de egressos do curso de Sistemas de Informação traz reflexões sobre o mercado de trabalho
Momento buscou proporcionar a troca de experiências e conhecimentos entre ex-alunos
O curso de Sistemas de Informação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) Câmpus Palmas promoveu, na noite do dia 19, o I Encontro de Egressos do curso, realizado de forma virtual, por meio da plataforma Google Meet. O evento, que teve como objetivo proporcionar uma rica troca de experiências e conhecimentos entre ex-alunos, contou com a mediação da coordenadora do curso, Leandra Cristina Cavina, e do professor Marco Antonio Firmino de Sousa.
O encontro reuniu egressos do curso que, agora inseridos no mercado de trabalho, compartilharam suas trajetórias profissionais e refletiram sobre o impacto da formação acadêmica recebida na Unitins em suas carreiras.
“Quando eu estava na Universidade pensava em trabalhar no Estado, porque era a forma mais ‘fácil’, e durante a pandemia foquei apenas nos meus estudos, sendo o primeiro da turma a formar. Quando entrei no mercado de trabalho a primeira impressão que tive foi que já tinha muita gente formada para entrar nas vagas e as vagas boas eram as mais difíceis, nisso eu senti a exigência maior e que era o critério de destaque seria a experiência”, destaca o egresso Tales Melquiades.
A coordenadora Leandra Cristina Cavina destacou a importância do encontro para estreitar os laços entre a universidade e seus ex-alunos, além de ser uma oportunidade para os atuais acadêmicos compreenderem melhor o caminho que podem seguir após a graduação. "É fundamental mantermos essa conexão com nossos egressos. Eles são exemplo de que a educação tem o poder de transformar vidas, e seus relatos são valiosos para os que estão prestes a concluir o curso", afirmou Leandra.
O professor Marco Antonio Firmino de Sousa, por sua vez, ressaltou o caráter inspirador do evento. "Esse encontro é uma forma de mostrar aos alunos que o mercado de trabalho está aberto para eles, e que as experiências vividas na universidade fazem toda a diferença na formação de um profissional completo", comentou o professor. Ele também destacou a importância da construção de uma rede de contatos entre os ex-alunos e os atuais estudantes, o que pode gerar novas oportunidades de parcerias e desenvolvimento no campo da tecnologia.
Durante a troca de experiências, os egressos falaram sobre os desafios enfrentados ao ingressar no mercado de trabalho e como a formação recebida na Unitins os preparou para atuar com competência em suas áreas de atuação. Para muitos, o curso de Sistemas de Informação foi a base que possibilitou a inserção em empresas de grande porte, desenvolvimento de projetos inovadores e a continuidade do aprendizado por meio de especializações e certificações profissionais.
"Na Unitins pude aprender não apenas sobre a parte técnica da profissão, mas também sobre a importância de saber trabalhar em equipe e gerenciar projetos. Essas habilidades foram essenciais para a minha adaptação no mercado de trabalho", comentou Rick Martins durante o encontro. Outros participantes também destacaram como as disciplinas e os projetos desenvolvidos ao longo do curso contribuíram para o crescimento pessoal e profissional.
O I Encontro de Egressos do curso de Sistemas de Informação da Unitins foi uma oportunidade significativa para reforçar a importância da educação na construção de carreiras de sucesso e para inspirar as novas gerações de acadêmicos a buscar constantemente a excelência em sua formação e atuação no mercado de trabalho.