Notícia

VIII Colóquio de Ensino, Pesquisa e Extensão apresenta palestra sustentável sobre o aproveitamento do buriti

O momento foi ministrado pelo professor doutor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), Zilmar Timóteo Soares

A ação apresentou os pontos principais da pesquisa e incentivou os acadêmicos a produzir ciência (Fotos: Nonato Silva/Dicom Unitins) 


Nesta terça-feira, 15, a programação do VIII Colóquio de Ensino, Pesquisa e Extensão, que ocorre na II Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), realizada no Câmpus Augustinópolis, contou com uma palestra repleta de conhecimentos. O momento foi ministrado pelo professor doutor da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UemaSul), Zilmar Timóteo Soares. 

A palestra discutiu o “Aproveitamento Sustentável da Mauritia flexuosa (buriti)”, assunto que é pesquisado pelo professor doutor, Zilmar Timóteo, e está ligado ao tema da semana de ciência que é “Biomas do Brasil: Diversidade, saberes e tecnologias sociais.” 

Para o professor Zilmar, “o objetivo dessa palestra foi justamente mostrar a riqueza da flora desta região e o que nós podemos fazer com essa riqueza. Eu mencionei apenas o fruto buriti, mas nós temos a riqueza do pequi, do jatobá, do tucum, e tantos outros frutos que proporcionam um tesouro enorme para economia, nutrição e para a saúde. Então, às vezes nós, como acadêmicos e como universidade, pensamos que ciência e tecnologia é algo complicado, mas a verdadeira ciência e tecnologia é aproveitar o que está do nosso lado, fazer com que melhore a vida da humanidade, das pessoas que mais precisam, além do nosso clima e nosso planeta.”

O diretor de Extensão da Unitins, professor Fredson Vieira Costa, mencionou que a palestra trouxe aos acadêmicos a necessidade de elaborar trabalhos que mudem a realidade da sociedade de forma positiva. “O professor Zilmar trouxe uma visão bem legal para os nossos acadêmicos em relação a necessidade da preservação ambiental porque tudo está interligado, o ambiente está ligado a nossa saúde e a nossa economia. Essa visão incentivou os acadêmicos a produzir pesquisa e extensão para mudar a realidade local, isso é o que a Unitins sempre tem feito junto a comunidade acadêmica. Nós ficamos muito felizes com esse olhar de um professor externo que vem ao encontro da visão da Unitins, de que nós precisamos preservar e incentivar a resolução de problemas locais”, afirmou Fredson. 

A programação do VIII Colóquio de Ensino, Pesquisa e Extensão da Unitins segue até esta quinta-feira, 17, com a apresentação de trabalhos na II Feira de Extensão, palestras e mesas-redondas com o objetivo de debater o desenvolvimento sustentável, cultura, e expor a comunidade os resultados das atividades de extensão desenvolvidas pelos acadêmicos de vários câmpus da Unitins.