Home Webmail Informações
Fechar Documentação Acadêmica

Apresentação do Curso

Apresentação

O Curso de Serviço Social, na modalidade EAD, é uma forma de contribuição para a elevação da qualidade do ensino no cenário brasileiro. O mundo contemporâneo exige desses profissionais a capacidade de tomar decisões adequadas frente às diferentes realidades culturais, tecnológicas, sociológicas, políticas, econômicas que se fazem presentes no universo do trabalho social. A superação de problemas e dificuldades, a apresentando de soluções competentes, acessíveis, criativas e objetivas tornam-se cada vez mais exigidas pelo profissional do Serviço Social.

Informações Gerais

Curso: Serviço Social
Titulação: Bacharelado
Modalidade: Educação a Distância
Duração do Curso:  4 anos – (8 semestres)
Período: Noturno

Missão

Contribuir para a defesa e garantia dos direitos sociais, visando a construir uma sociedade mais justa e igualitária para a emancipação dos cidadãos, por meio do acesso universal às políticas públicas.

Objetivo

O Curso de Serviço Social tem como objetivo proporcionar uma formação humanística e uma visão global da vida social,capacitar os futuros profissionais a intervir e tomar decisões para melhorar a qualidade de vida da sociedade e a garantia de direitos cidadãos;desenvolver a internalização de valores de responsabilidade social, justiça e ética profissional.

Campos de Atuação

Áreas de atuação no primeiro setor

São estes os campos de atuação do assistente social no setor público em âmbito nacional, estadual e municipal: saúde, assistência social, previdência, educação, habitação etc. Nas organizações públicas, o assistente social pode atuar ainda nas áreas da criança e adolescente, idoso, portadores de deficiência etc.

Áreas de atuação no segundo setor

Nas organizações privadas, o assistente social pode atuar na área de recursos humanos, uma área que se expande, no gerenciamento, planejamento estratégico, relações interpessoais, qualidade de vida do trabalhador, treinamentos organizacionais, elaboração ou implementação de projetos, programas de prevenção de riscos sociais etc.

Áreas de atuação no terceiro setor

No terceiro setor, nas organizações não-governamentais (ONGs), o assistente social atua diretamente com a sociedade civil organizada e movimentos populares nas áreas de administração e planejamento de projetos sociais, defesa de direitos humanos, convênios de cooperação técnico-financeira, captação de recursos etc.

Perfil do Profissional

O assistente social é o profissional habilitado a dirigir entidades sociais, administrar unidades prestadoras de serviços sociais, obras sociais e setores de Serviço Social em estabelecimento público ou privado, além de poder integrar equipes interdisciplinares voltadas à atuação social. Para isso pode desenvolver as seguintes ações:

  • de coordenação, elaboração, execução, supervisão e avaliação de estudos, pesquisas, planos, programas e projetos na área de Serviço Social;
  • planejamento, organização e administração de programas e projetos em unidade de Serviço Social;
  • assessoria e consultoria a órgãos da administração pública direta e indireta, empresas privadas e outras entidades, em matéria de Serviço Social;
  • realização de vistorias, perícias técnicas, laudos periciais, informações e pareceres sobre a matéria de Serviço Social;
  • docência no magistério de Serviço Social, na graduação e pós-graduação, das disciplinas e exercício das funções que exijam conhecimentos próprios e adquiridos em curso de formação regular;
  • treinamento, avaliação e supervisão direta de estagiários de Serviço Social;
  • direção e coordenação de unidades de Ensino e Cursos de Serviço Social, de graduação e pós-graduação;




2008 - Unitins - Todos os direitos reservados.
108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP: 77020-122 - Palmas-Tocantins