Araguaína terá Laboratório de Referência Animal da Unitins

18/04/12 11:21 - Ascom / Isabelle Bento

Isabelle Bento

Prefeito Valuar Barros (E) e reitor Joaber Macedo assinam doação de área

A Unitins - Fundação Universidade do Tocantins recebeu hoje a doação de uma área de mais de dois mil m² em Araguaína para construção e implementação doLaboratório de Referência Animal na cidade. O reitor da Unitins, Joaber Macedo, e o prefeito Valuar Barros assinaram ontem os documentos cartoriais de cessão da área, que fica no Setor José Ferreira. Os investimentos serão R$ 1.044.942,42, sendo R$ 500 mil destinados à construção do laboratório e R$ 544.942,42 para aquisição de equipamentos.

Segundo o reitor da Unitins, com essa doação da área será possível, por meio da Secretaria de Infraestrutura, dar início ao processo licitatório para construção. “Com esse laboratório, vamos fortalecer as atividades de ensino e pesquisa na área de ciência animal no Tocantins e atender uma demanda dos produtores rurais”, ressaltou Joaber Macedo.

Para o prefeito de Araguaína, o laboratório vai dar condições aos produtores. “Por exemplo, de fazer seus exames aqui, Só tem seis no Brasil como esse e Araguaína terá um. Então só temos a agradecer à Unitins”, afirmou Valuar Barros.

Laboratório

O professor e pesquisador da Unitins Claudio Henrique, que será o coordenador do laboratório, explicou que, além de atender a demanda da pecuária e agroindústria, o laboratório também terá uma função acadêmica, de pesquisa e iniciação científica.“Poderá atender acadêmicos de outras universidades”, adiantou o professor.

O laboratório vai realizar análises nas áreas de bacteriologia, imunologia, sorologia, virologia e biotecnologia, além de fazer18 diferentes exames, como Tuberculose; Anemia Infecciosa Eqüina, e Raiva. E ainda dar suporte técnico para execução de programas de sanidade animal; promover a capacitação de profissionais; contribuir através do conhecimento científico e tecnológico para desenvolvimento da pecuária no Tocantins.

Para o vice-presidente da Vallecoop - Cooperativa dos Produtores do Vale do Araguaia, Antonio Ventura, o laboratório vai ajudar a resolver os problemas mais rapidamente. “Hoje, os materiais colhidos são mandados para fora do Estado, no caso do leite para verificar a qualidade que é importante para saúde pública”, exemplificou Ventura, informando que esses exames são feitos atualmente em Goiás.

O produtor rural Zildomar Dias disse que a presença de um laboratório como esse em Araguaína poderia ter reduzido o prejuízo dele com um surto de raiva em sua propriedade. “Perdi quatro vacas, três carneiros, um casal de jumentos e uma novilha. Tive que mandar o material para análise em Belo Horizonte (BH) e só 20 dias depois chegou o resultado”, contou ele.

O projeto de construção do laboratório tem como agentes financeiros a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Governo do Tocantins e a Secretaria Estadual da Ciência e Tecnologia (Sect), sendo a Unitins a executorado projeto. Tem como parceiros a Seagro, Adapec, Ruraltins, Sindicato Rural de Araguaína, Prefeitura de Araguaína, Sebrae-TO, Vallecoop, Associação dos Produtores de Leite do Araguaia e Tocantins.

2008 - Unitins - Todos os direitos reservados.
108 Sul Alameda 11 Lote 03 Cx. Postal 173 - CEP.: 77020-122 - Palmas-Tocantins